Pesquisar aqui

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Iniciação ao JS: if

O if é uma estrutura transversal à maioria das linguagens de programação, sendo a espinha dorsal de muitos programas. No Javascript a situação não é diferente.
Porém, apesar de ser muito poderoso, o if é de extrema facilidade de utilização. É importante que tenham noção que "if" quer dizer "se" em português.


Colocamos o if e em seguida, dentro dos parênteses, a condição que necessita ser cumprida para que o código dentro das chavetas seja executado.


Podemos adicionar um "else" que significa "senão", ou seja, o código dentro das chavetas do  else será executado caso a condição para que o if seja executado não seja cumprida.


Podemos também executar um "else if" que significa "senão se", que irá apenas ser executada caso a condição do if não seja verdadeira e a sua for.

No fundo todas estes diferentes estruturas utilizam o raciocínio se algo acontece, então faz isto, senão acontece, faz aquilo, se não acontece isso mas acontece isto, executa isto. É um raciocínio muito simples. Lembro também que estas estruturas podem ser encadeadas e usadas inúmeras vezes, com excessão do else, que pode ser apenas utilizado uma vez por "estrutura".

Todas as fotos são da autoria do autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.