Pesquisar aqui

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

"Avanços tecnológicos na Fórmula 1" : Entrada 01 - " A importância da Centralina Elétrica num carro de F1"

A importância da ECU (Centralina Elétrica) num carro de F1

    Foi nos anos 80 que os primeiros computadores de bordo e medição de telemetrias começaram a aparecer, mas só nos ano 90 ( mais precisamente 1993) quando a Maclaren ganhou o concurso lançado pela FIA (que os tornou os  únicos fornecedores de centralinas elétricas para todas as equipas), é que as primeiras versões dos ECU´s começarama a aparecer. 

    Uma Centralina Elétrica (ECU) é essencialmente um pequeno ( mas muito potente ) computador que controla, processa e transmite vastas quantidades de informação de um carro de Fórmula 1, e  o  envia para as equipa na box. Pode-se até dizer que seja o "cérebro" do carro.

    A centralina controla: o motor, a caixa de velocidades, o diferencial (quem não sabe o que é um diferencial veja o vídeo 1 em anexo na bibliografia, é um video super esclarecedor), o acelerador, a embraiagem, o ERS (na próxima entrada vou abordar as "unidades de potência híbridas" onde vou explicar melhor o ERS e muitas outras coisas) e o DRS ( que vou abordar em entradas futuras). Para além disto tudo, é o dispositivo principal no que toca ao registo de dados que alimentam a transmissão em tempo real de informação para a equipa e para os "stewards" ("juízes de corrida(?)", o que permite monitorizar os sinais vitais (estado do motor, temperatura e degradação dos pneus, nível e consumo de combustível, temperatura dos discos de travão, temperatura do óleo do motor, a  temperatura da água no radiador, ....) do carro ao longo das corridas. 

    Esta monitorização toda, só é possível devido aos mais de 3000 sensors que cada carro possui, que produzem mais de 1.5 gigabytes de informação durante cada corrida. Numa corrida de 2 horas, a centralina elétrica vai enviar e receber mais de 750 milhões informações singulares, e sendo que o ser humano durante toda a sua vida diz, em média, 375 milhões de palavras, um carro de fórmula 1 comunica o dobro das vezes....em 2 horas! 

    Então e onde está guardado este tão precioso "cérebro" perguntam vocês? Regra geral está, ou nas laterais adjacentes ao condutor ( por baixo do radiador), ou por baixo do monocoque / cockpit. Para controlar todos os parâmetros do ECU e interligá-lo com todos os sensores, as equipas usam os seus engenheiros de software para escrever o melhor código possível.

                                       1- Centralina Elétrica / ECU de um carro de fórmula 1

Bibliografia: 

https://www.mclaren.com/applied/blog/brain-of-an-f1-car-mclaren-ecu/ (acedido no dia 19 de outubro de 2020)

Vídeo 1 -Vídeo que explica o princípio básico do diferencial ( vejam a partir do minuto 1:50)

1 comentário:

  1. Que informação entusiasmante!
    Mal posso esperar pela corrida em Portimão!

    ResponderEliminar

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.