Pesquisar aqui

quarta-feira, 3 de março de 2021

Investigadores da Facebook criam óculos de Realidade Virtual mais finos de sempre

Os investigadores dos Reality Labs da Facebook estão a explorar a forma como a construção de lentes holográficas pode abrir caminho ao desenvolvimento de óculos de Realidade Virtual (RV) mais finos e mais confortáveis de usar. Os produtos atualmente disponíveis no mercado são volumosos e pesados, como é o caso dos Oculus Quest, que pesam 571 gramas, ou mesmo da aposta da Huawei, Panasonic e Pico que rondam os 150 gramas, mas sem sistema de monitorização ou baterias. Com este peso, os utilizadores reportam desconforto ao fim de alguns minutos de utilização.

A nova abordagem da equipa da Facebook assenta em lentes holográficas para construir um aparelho mais compacto. Neste contexto, o termo ‘holograma’ e derivados são usados para descrever a forma como a luz interage com um objeto, neste caso, com a lente. Desta forma, é possível ter um campo de visão comparável aos dispositivos de RV atuais, mas com uma lente que mede apenas nove milímetros. O peso total do aparelho fica-se pelos 18 gramas, mas sem incluir a fonte de laser. A investigação explica que os óculos conseguem disponibilizar um máximo de 92×69 graus de campo de visão.


O protótipo precisa de uma fonte de luz laser, em ângulos específicos e determinados comprimentos de onda para funcionar e, neste momento, apenas pode ser usado em monocroma, mostrando só a cor verde. A equipa está a desenvolver um sistema multicolor e espera ter o trabalho concluído e pronto para mostrar em breve, com mais alguma engenharia a ser necessária ainda. A gama de cores que pode ser mostrada em luz laser é mais ampla do que o que se consegue com os ecrãs LCD, pelo que há aqui um grande potencial, caso se consiga tornar estes óculos um produto comercializável.

A equipa da Facebook terá de trabalhar ainda para incluir o sistema de monitorização, bateria e um chipset mobile também para criar uns óculos destinados ao consumo, o que levará estas dimensões e peso a um patamar superior. Recorde-se que Mark Zuckerberg apontou como objetivo, no passado, conseguir ter mil milhões de utilizadores de RV nos próximos anos, pelo que a empresa continuará a investir em modelos mais compactos, leves e confortáveis.

Este protótipo da Facebook vai ser mostrado na conferência online SIGGRAPH, marcada para agosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.