Pesquisar aqui

sexta-feira, 28 de maio de 2021

[IDS] UDP: O que é?

O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação envie um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6 a um destino, porém sem qualquer tipo de garantia que o pacote chegue corretamente (ou de qualquer modo).

O protocolo UDP não é confiável. Caso garantias sejam necessárias, é preciso implementar uma série de estruturas de controle, tais como timeouts, retransmissões, acknowledgements, controle de fluxo, etc. Cada datagrama UDP tem um tamanho e pode ser considerado como um registro indivisível, diferentemente do TCP, que é um protocolo orientado a fluxos de bytes sem início e sem fim. Também dizemos que o UDP é um serviço sem conexão, pois não há necessidade de manter um relacionamento longo entre cliente e o servidor. Assim, um cliente UDP pode criar um socket, enviar um datagrama para um servidor e imediatamente enviar outro datagrama com o mesmo socket para um servidor diferente. Da mesma forma, um servidor poderia ler datagramas vindos de diversos clientes, usando um único socket.

O UDP também fornece os serviços de broadcast e multicast, permitindo que um único cliente envie pacotes para vários outros na rede.

Em comparação ao TCP, é possível entendê-lo como um envio de cartas pelo correio, onde o usuário escreve a carta, envelopa como o endereço de origem e destino, envia, mas não consegue ter a confirmação imediata se aquilo chegou ou não ao destino, ele só tem certeza do envio. Já o TCP pode ser tido como um telefone, onde é possível saber de imediato se o destinatário está ou não recebendo as informações.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/User_Datagram_Protocol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.