Pesquisar aqui

sábado, 19 de março de 2022

Enfrentando os hackers quânticos de amanhã hoje

Quando se trata de capacidade de computação, a regra geral é que quanto mais, melhor. Os computadores quânticos prometem alimentar essa fome. Seu imenso poder de processamento vem de sua capacidade de armazenar e lidar com volumes de dados significativamente maiores do que os computadores clássicos baseados em bits. O resultado – um futuro computador quântico poderia, em teoria, levar minutos para resolver problemas que os computadores clássicos levam dezenas de milhares de anos.

As possibilidades de tal poder de computação são enormes. Filtrar bibliotecas de combinações moleculares para acelerar as descobertas de medicamentos, reforçar o planejamento logístico, aumentar a química computacional, ajustar a precisão da previsão do tempo e fortalecer a modelagem financeira são algumas das aplicações à espera.

A computação quântica pode criar um “valor de US$ 450 bilhões a US$ 850 bilhões nos próximos 15 a 30 anos”, de acordo com estimativas de um relatório de 2021 do Boston Consulting Group. Governos e empresas privadas em todo o mundo reconhecem esse potencial e estão trabalhando para desenvolver suas próprias estratégias quânticas e iniciativas de pesquisa.

Preparando-se para o poder do quantum
No entanto, à medida que a tecnologia quântica continua avançando, uma nuvem escura espreita no horizonte. Os hackers poderiam um dia usar esse poder de processamento para quebrar os sistemas de criptografia de chave pública, que formam a base para as interações seguras de hoje na Internet, bem como outros sistemas, como infraestrutura de chave pública, sistemas de assinatura de código, e-mail seguro e chaves -sistemas de gestão. Especialistas alertam que essa é uma grande ameaça à segurança digital moderna que precisa ser enfrentada agora. “Isso quebrará completamente esses sistemas de criptografia”, diz Dustin Moody, matemático do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), com sede nos EUA.

Embora um computador quântico em grande escala ainda não tenha se tornado realidade, o perigo é iminente. Duncan Jones, chefe de segurança cibernética de uma empresa de computação quântica com sede em Cambridge e Colorado, a Quantinuum, diz estar preocupado com um problema específico. “Se eu enviar alguns dados criptografados hoje e alguém registrar isso, eles podem invadir isso mais tarde”, diz Duncan. “Eles não precisam de um computador quântico hoje para invadi-lo. Eles podem sentar pacientemente nesses dados e podem descriptografar no futuro.”

A criptografia pós-quântica está surgindo como uma solução eficiente e eficaz para se defender contra esses ataques quânticos. Esta solução é um conjunto de novos algoritmos criptográficos, em particular algoritmos de chave pública, que podem ser implementados usando os computadores clássicos atuais.

Há uma urgência crescente para empresas de todos os tamanhos e em todos os setores, bem como instituições públicas e outras organizações, para tornar seus sistemas cripto-ágeis e adotar esses algoritmos resistentes ao quantum em suas estruturas de segurança. Empresas e organizações não podem esperar e ver como o cenário da computação quântica evolui. “O custo vai explodir se for adotado depois que os computadores quânticos forem estabelecidos”, diz Jung Hee Cheon, professor de matemática da Universidade Nacional de Seul, na Coréia do Sul. Dadas as altas apostas, uma postura proativa, em vez de reativa, em relação a essas ameaças é crucial.

Consultado a: 18\03\2022
https://www.technologyreview.com/2022/03/28/1048325/facing-tomorrows-quantum-hackers-today/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.