Pesquisar aqui

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Microsoft mostra obras de Paula Rego








O projeto intitulado “Deep Zoom Paula Rego Anos 70” resulta de uma parceria entre a Microsoft Portugal e a Casa das Histórias Paula Rego e transporta a obra da artista para a Web, com recurso a imagens em alta definição.







Este projeto tomou por base um importante conjunto de trabalhos da artista produzido na década de 70, disperso por coleções particulares e outras instituições museológicas, que esteve reunido pela primeira vez na Casa das Histórias Paula Rego, entre Setembro de 2010 e Janeiro de 2011. Durante esse período, cada obra foi fotografada, digitalizada e trabalhada em alta definição com recurso à tecnologia Deep Zoom e Silverlight™. A partir daí foi criada uma inovadora plataforma de estudo, investigação e divulgação online da obra de Paula Rego, alojada na “Cloud” com Windows Azure, e que ficará disponível para consulta online, de forma gratuita, no portal MSN em http://viagens.pt.msn.com/deepzoom_paula_rego e no site da Casa das Histórias em www.casadashistoriaspaula rego.com.


A Microsoft Portugal e a Casa das Histórias Paula Rego lançaram em Cascais este projeto pioneiro em Portugal, que alia inovação tecnológica e cultura, com criação de uma plataforma online que reúne obras apresentadas na exposição Paula Rego Anos 70 – contos Populares e Outras Histórias. Desde ontem, e pela primeira vez no conjunto dos recursos tecnológicos facultados, na Web, pelos museus nacionais, uma parte da obra de Paula Rego fica disponível para consulta gratuita, como memória futura da exposição, e prossecução de uma investigação pluridisciplinar, através do site Casa das Histórias Paula Rego e do Portal MSN da Microsoft.


O projecto Deep Zoom Paula Rego Anos 70 recorre à mais recente tecnologia de construção e experiência de imagem da Microsoft (Deep Zoom e Silverlight™) e introduz a interação online com imagens em alta definição como recurso do museu, ao dispor dos seus públicos (potenciando, por exemplo, no mundo virtual, a capacidade de toque nas imagens ou uma aproximação excessiva, algo que não é possível com as obras físicas), com vista à promoção de novas estratégias de acessibilidade, experiência e estudo das colecções em Portugal, em particular da obra da pintora Paula Rego.




















Através da tecnologia Deep Zoom da Microsoft e do alojamento no site da Casa das Histórias Paula Rego e no portal MSN, foi possível reunir uma parte importante das obras produzidas pela artista num período menos conhecido do seu trabalho, a informação compilada sobre ela e constituir um utensílio que servirá de referência a futuros trabalhos de investigação. Se, até há pouco tempo, parte destas obras se encontrava pouco documentada, agora graças aos colecionadores que acederam a disponibilizar o registo das suas peças para uma consulta online gratuita, foi possível conceber um instrumento que amplia públicos, possibilitando uma maior democratização no acesso à cultura e que potencia o interesse pela arte e pelos museus entre os mais jovens, principais utilizadores da internet e das novas tecnologias da informação.

Para Helena Freitas, diretora da Casa das Histórias Paula Rego, “o projeto
Deep Zoom permite ampliar o contacto e conhecimento detalhado sobre um período fundamental e ainda pouco conhecido da produção artística de Paula Rego”. “É um projeto que consideramos fundamental para potenciar o contacto de novos públicos, nacionais e internacionais, com as obras de Paula Rego, sobretudo quando já não se encontram visíveis no museu”, afirmou.

Tecnologia aliada à arte

A Microsoft desenvolve múltiplas áreas de investigação que assentam na pesquisa e gestão de grandes quantidades de informação. O Deep Zoom é uma dessas tecnologias que permite a interação com imagens em alta resolução, possibilitando aproximações e distanciamentos rápidos dentro das obras, sem perder a elevada definição. As obras da exposição “Anos 70 – Contos Populares e Outras Histórias”, que foram autorizadas pelos seus colecionadores a participar no projeto Deep Zoom, foram fotografadas integralmente, sendo a captação de cada obra feita através de várias fotografias e a sua apresentação o resultado da junção digital de cerca de 200 imagens em média por peça.

Para Cláudia Goya, diretora-geral da Microsoft Portugal, “este é um dos projetos mais inovadores para a Microsoft e que vem permitir aliar uma tecnologia inovadora a novas áreas de intervenção da empresa em Portugal”. “O facto de estarmos a disponibilizar a nossa mais moderna tecnologia Silverlight e concretamente o Deep Zoom para um projeto cultural é motivo de enorme satisfação e constitui um caso pioneiro de cruzamento disciplinar muito enriquecedor”, afirmou Cláudia Goya.






in Revista Bit

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.