Pesquisar aqui

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sete filmes portugueses a concurso na IV edição do Festival Internacional de Luanda

"Sete filmes portugueses, entre um total de 26 obras estrangeiras, vão a concurso no IV Festival Internacional de Cinema de Luanda, que decorrerá entre 18 e 24 de Novembro, segundo um comunicado da organização do evento.


O festival é organizado pelo Ministério da Cultura de Angola, através do Instituto Angolano do Cinema, Audiovisual e Multimédia (IACAM), e as sessões dos filmes em competição, entre os quais oito filmes angolanos, vão decorrer no Cine Atlântico e no Auditório Pepetela, no Centro Cultural Português.
Nas longas-metragens, a única obra portuguesa a concurso é "O Barão", de Edgar Pêra, de 2011, enquanto na categoria de curtas, vieram de Portugal "Hepicat (Aquele que tudo Vê), de Nuno Portugal, "Alfama", de João Viana, e "Voodoo", de Sandro Aguilar, todos de 2010.
Na categoria de documentários, as obras a concurso em representação de Portugal são "Eden", de Daniel Blaufuks, de 2011, e ainda "Arte Xavega - O Chamamento do Mar", de Paulo César Fajardo, "Fuera de Quadro", de Marcio Laranjeira (Argentina/Portugal), ambos de 2010.
Na sessão Extra concurso, será exibido "Das 9 às 5", de Rodrigo Lacerda e Rita Alcaire (Portugal).
Durante o evento será rubricado um Protocolo de Parceria entre o Festival Internacional de Cinema - FIC Luanda e o Festival de Cinema de Pernambuco do Brasil para futuras acções de cooperação e de intercâmbio cultural entre as instituições de ambos os países, segundo o comunicado.
No decorrer do FIC-Luanda, o realizador português Mário Grilo, ministrará um seminário de formação em direcção de actores.
Na edição deste ano, a organização do FIC-Luanda vai privilegiar a formação de quadros com uma acção prática para a produção de uma curta-metragem de produção nacional.
A melhor das propostas apresentadas será produzida durante o seminário ministrado pela cineasta portuguesa Ana Costa, e será apresentada e premiada no encerramento do festival.
Paralelamente à apresentação dos filmes, será organizada a Feira do Cinema e Arte, uma exposição dos agentes, produtores e operadores das várias áreas de intervenção do cinema.
As entradas para os filmes são gratuitas, estando as sessões de abertura e encerramento reservadas a convites."

In Jornal de Notícias online: cultura
à data de segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.