Os motores a jato podem ser bastante eficientes, mas nada como evitar o uso de combustíveis fósseis sempre que seja possível. A EasyJet mostra-nos um avião híbrido que possa circular no solo com motores elétricos.
Podemos não ter ainda uma alternativa elétrica para os motores a jato, mas no que toca a circular no solo a EasyJet parece já ter uma solução. A ideia é criar um avião com um sistema híbrido e motores elétricos nas rodas, alimentado por uma fuel cell e com assistência de painéis solares na fuselagem e sistema de recuperação de energia durante a travagem.
Com este sistema, o avião poderia desligar os seus motores principais assim que aterrasse, passando a circular no solo usando apenas energia elétrica.
Por agora o sistema não passa de uma ideia, faltando agora comprovar com um protótipo se uma solução deste tipo seria efetivamente mais eficiente (face ao peso acrescido) e economicamente viável. Mas, para mim, o mais importante seria mesmo eliminar completamente os combustíveis fósseis da equação, e apostar no voo 100% elétrico.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.