Pesquisar aqui

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

HTML - O que é e importância

    HTML (HyperText Markup Language) é uma linguagem de programação que iremos começar a abordar nas aulas. Assim, parece-me relevante saber o que é esta linguagem e o que é que nos permite fazer. Basicamente, queremos saber: 'Porque que é que vou aprender HTML?'.
    Ora, HTML é a principal linguagem no que toca à criação de sites. E embora seja muito frequente combinar porções de código de outras linguagens (como JavaScript ou CSS), a maioria dos grandes sites da Internet recorrem a HTML para a sua construção. Como seria de esperar, a sua grande distribuição não ocorreu por acaso. Esta linguagem permite, de uma forma muito simples e sem recurso a aplicações específicas criar e manter sites e partilhar documentos e ficheiros pela Internet. Uma outra grande vantagem é que, se se publicar um documento em HTML garante-se que ele poderá ser lido por um enorme grupo de pessoas, uma comunidade global, pois não há nenhum browser que não suporte HTML.
    Embora HTML seja uma linguagem mais simples, em comparação a outras existentes (SGML ou VRML, por exemplo, que têm funcionalidades que HTML não possui), esta continua a ser a linguagem mais popular, e é exatamente por isso! HTML é simples. Isso permite que qualquer pessoa, mesmo sem grande treino, consiga criar um site, por mais rudimentar que seja. Não é preciso decorar e entender centenas de comandos como em linguagens mais complexas e isso torna-a uma linguagem muito atraente, tanto do ponto de vista de iniciantes como dos mais experientes.
    Geralmente, esta linguagem vem de mão dada com CSS porque a duas se complementam. Estabelecendo uma analogia a algo físico: HTML constrói o prédio, CSS decora-o. Daí as duas irem ser aprendidas em conjunto nas aulas. Pois enquanto HTML permite construir as fundações do site, não é possível personalizar muito o aspeto do interface, podendo o site ficar com um aspeto um pouco... rudimentar. CSS vem contrariar isso, permitindo-nos modificar e 'embelezar' o site quanto queiramos.
    Por fim, embora apenas tenha feito uma explicação muito superficial do que é HTML, penso que as suas vantagens a tornam uma escolha óbvia de aprendizagem, e um ótimo ponto de partida para começar a criar sites e a querer aprender mais programação.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.