terça-feira, 8 de janeiro de 2019

O que é o código ASCII?

Como é que ao clicar numa tecla do teclado o nosso computador sabe exatamente que caracter pretendemos escrever?

O código ASCII (American Standard Code for Information Interchange) é um código binário (ou seja utiliza cadeias de 0s e 1s) que codifica um total de 255 caracteres, sendo o formato de ficheiros de texto mais comum nos computadores e na Internet.

Antes de 1960 a maioria dos sistemas de computadores tinha uma maneira particular de representar os caracteres alfanuméricos. Ou seja, cada marca de computador e, até, cada modelo, usava um código próprio para representar cada letra, número e todos os símbolos que usamos.

Inicialmente a tabela ASCII integrava apenas 127 caracteres mas conforme mais pessoas foram utilizando o código, adicionaram-se mais caracteres completando os atuais 255.

Como tal, cada caracter tem o seu código:
Os códigos 65 a 90 representam as maiúsculas e os Os códigos 97 a 122 representam as minúsculas. Basta alterar o 6° bit para passar das maiúsculas para as minúsculas, isto é, acrescentar 32 ao código ASCII em base decimal.
Tabela ASCII completa
Fonte: https://stackoverflow.com/questions/17362509/how-to-use-symbols-of-extended-ascii-table-in-c


Fontes:
https://www.quora.com/What-is-ASCII-CODE-and-where-its-used-and-why
http://www.ufpa.br/dicas/progra/arq-asc.htm
https://br.ccm.net/contents/54-o-codigo-ascii

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de uma forma construtiva...

Mensagem em destaque

Introdução

O design de jogos engloba muitos processos que eu pretendo discutir neste blogue. Eu pretendo abordar tudo desde a música dos jogos, à c...