Pesquisar aqui

Monday, October 21, 2019

Como IoT aliada a Machine Learning pode mudar a nossa vida!

Embora não tenhamos noção, estamos rodeados por sensores. Certamente o nosso smarthpone possui sensor de luminosidade, acelerómetro, giroscópio, bússola, microfone, GPS, câmara, etc... Para além disso, podemos também adicionar muitos mais à nossa residência ou a outro espaço de interesse.
Através da IoT poderíamos ter todos esses dispositivos conectados, usando uma IA (inteligência artificial) para os controlar. Melhor ainda é não ter que lhes dar indicações. É aí que entra o machine learnig (aprendizagem de máquina).
Primeiramente, este conceito é  o "campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados" - Arthur Samuel. Sendo assim, podemos ter previsões de dados.
Voltemos ao título do artigo. Em que é que isto muda a nossa vida? Imagine possuir um sensor cardíaco no seu smart watch que detete a que horas se costuma deitar e esse sensor comunicar esses dados às lâmpadas do seu quarto que vão diminuindo de intensidade conforme essa hora se aproxima. Para além disso, o seu despertador comunica a que horas irá tocar aos seus estores, que, por sua vez, levantarão gradualmente até à hora marcada. Todo isto sem ter que indicar nada, apenas deixar a IoT recolher os dados, transmiti-los entre si e o machine learning aprender e detetar as suas rotinas. Isto é apenas um exemplo entre muitos outros. Um futuro que está bem mais próximo do que pensa.


Imagem:

  • URL
  • consultada no dia 20/10/2019
Blogue pessoal sobre tech:

No comments:

Post a Comment

Comente de forma construtiva...

Note: Only a member of this blog may post a comment.