Pesquisar aqui

Friday, October 25, 2019

O que podemos aprender com Silex: o malware que está a inutilizar milhares de dispositivos IoT

Silex é um poderoso malware que foi criado por um jovem de apenas 14 anos fruto de uma brincadeira e que se tornou um projeto pessoal que terá direito a novas atualizações, mais destrutivas e capazes de atingir mais dispositivos. Este malware começou a espalhar-se em junho do presente ano (2019) e consegui atingir milhares de aparelhos incapacitando-os. Felizmente existe possibilidade de os recuperar, sendo apenas preciso instalar novamente o firmware, que é algo que a maioria dos usuários não sabem fazer.


Talvez o mais caricato nesta história seja o facto de este malware não ter efeito caso os dispositivos não se encontrem com a autenticação padrão. Porém, como sabemos praticamente todos os utilizadores que possuem dispositivos IoT não alteram as configurações e passwords de fábrica. 
Uma grande lição que pudemos tirar deste acontecimento não é só que as pessoas são desleixadas, mas que o investimento na segurança e proteção de qualquer dispositivo IoTé crucial, pois estando todos interligados, se um dispositivo for hackeado, toda a rede fica em perigo. O facto de estarem todos ligados à rede também deixa os dispositivos mais vulneráveis, caso a rede tenha pouca proteção claro.
Sendo normalmente os dispositivos IoT de recolha de dados muitas vezes pessoais, é muito grave se esses dados forem parar às mão de pessoas indesejadas e mal intencionadas, ainda mais quando não temos conhecimento.
Se um rapaz de 14 anos consegue fazer isto, o que um hacker profissional não conseguirá! É preciso muita atenção para este tipo de problema.

Imagem:

  • URL
  • consultada no dia 20/10/2019

Blogue pessoal sobre tech:
Fonte:

No comments:

Post a Comment

Comente de forma construtiva...

Note: Only a member of this blog may post a comment.