Pesquisar aqui

sábado, 20 de junho de 2020

JavaScript - Operadores de lógica

Hoje irei falar dos operadores de lógica. Esta é uma continuação da exploração e estudo das expressões no JavaScript, eu já falei brevemente sobre este tópico e se ainda não tiveres a par com este estudo recomendo que vás visitar as minhas entradas anteriores sobre o tópico. Então o que são os operadores de lógica?
Os operadores de lógica, também conhecidos como as operadores booleanos, avaliam as expressões com apenas dois tipos de valores: verdadeiro ou falso. Em baixo podemos ver três destes destes operadores booleanos: 


&& - avalia como verdadeiro se ambas das expressões forem verdadeiras;
|| - avalia como verdadeiro se pelo menos uma das expressões forem verdadeiras;
! - avalia como verdadeiro se a expressão for falsa e avalia como falso se a expressão for verdadeira;




Agora vamos ver estas operações em ação:

4 > 2 && 15 < 6

Neste exemplo temos uma operação de lógica, e está tem o valor de falso. Isto é porque apenas uma expressão é verdadeira (4 > 2). A outra expressão ao ser falsa (15 > 6) faz com que a operação inteira tenha o valor de falso. Vamos então ver as mesmas operações com outro operador lógico:

4 > 2 || 15 < 6

Nesta operação o valor da condição total será verdadeiro. Pois nesta é apenas necessário que uma das condições seja verdadeiro e como já se analisou na expressão anterior isto aplicar-se neste exemplo. Espero que esta entrada no blog é pequena analise dos operadores de lógica tenha sido util. Até à próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.