Pesquisar aqui

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sete regras de ouro para a protecção das crianças online




A ESET, líder mundial em protecção proativa contra ameaças da Web, representada em Portugal pela WhiteHat, lançou hoje o alerta: As Sete Regras de Ouro, tendo em conta os perigos associados à segurança das crianças na Web.













“Muitos países preparam-se para celebrar o Dia Internacional da Criança na próxima quarta-feira, dia 1 de Junho. Se por um lado este dia se traduz em descontracção e brincadeira, é também o momento ideal para se fazer da segurança online das crianças uma prioridade”, lembra Nuno Mendes CEO da White Hat. Para assinalar esta data, a ESET reuniu sete regras de ouro que contribuem para manter as crianças mais seguras na Internet.


Segurança online de pais e filhos


1- Fique atento e monitorize a ligação do seu filho à Internet: defina uma palavra-chave para o seu computador para evitar o livre acesso ao mesmo e permita que as crianças apenas naveguem na web durante os momentos em que tiver oportunidade de ir verificando periodicamente as suas atividades online. Defina regras claras sobre o uso dos computadores.

2 - Fale com os seus filhos sobre a privacidade na Internet: nunca devem fornecer os dados pessoais e outras informações como a escola onde andam e locais que costumam frequentar, na Web e nas redes sociais.

3 - Tenha cuidado com a webcam: pode ser facilmente ligada à distância por utilizadores mal intencionados. Desligue ou desative este equipamento quando não estiver a utilizá-lo. O malware pode aceder à sua webcam, sem o seu conhecimento. Se os filhos querem usar a webcam, certifique-se de que está por perto e que a conversa apenas está a ser mantida com amigos ou conhecidos da família.

4 - Todos os browsers de Internet armazenam um histórico de navegação que deverá ser analisado de forma periódica pelos pais. Se por algum motivo verificar que o histórico foi apagado é uma boa oportunidade para ter uma conversa com o seu filho, tentando apurar os motivos que o levaram a fazê-lo.

5 - Se no Facebook, a criança partilhar o mural com ‘Todos’ ou ‘Amigos de Amigos’ perde-se o controlo sobre quem tem acesso aos dados do menor. O mesmo acontece com o uso de aplicações duvidosas no Facebook. Estas podem levar a que o seu filho partilhe os dados com o mundo inteiro.

6 - As informações que foram colocadas na Internet não desaparecem, na realidade. Não presuma que, quando excluir uma foto, ou até mesmo a conta de utilizador na rede social, os dados são imediatamenmte apagados. As fotos e informações podem já ter sido guardadas no computador de outras pessoas. Além disso, tudo fica armazenado no servidor. Repare neste bom exercício para verificar a veracidade desta informação: se eliminar a sua conta, por exemplo,no Hi5 ou Facebook e posteriormente a voltar a reactivar, vai encontrar tudo aquilo que pensava ter sido eliminado. As crianças e os pais devem pensar duas vezes sobre as imagens e informações que colocam na Internet.

7 - Ter uma solução de segurança antivírus instalada no computador e mantê-la actualizada é essencial. O ESET Smart Security BETA 5, disponível de forma gratuita para teste em www.eset.pt, adiciona diversas funcionalidades como Controlo Parental e vários filtros baseados na idade do utilizador. Para além disso bloqueia sites que podem conter material potencialmente ofensio. Os pais podem ainda bloquear o acesso até vinte categorias diferentes de websites.








in Revista BiT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.