Pesquisar aqui

segunda-feira, 14 de março de 2016

Impressoras 3D cada vez mais perto da medicina



No Hospital Gregorio Marañon, em Madrid, as impressoras 3D têm vindo a revelar-se uma ferramenta essencial no dia-a-dia dos médicos.

O projecto de impressão 3D foi iniciado por dois médicos do Serviço de Cirurgia Ortopédica e de Trauma, sob direcção do Chefe de Serviço, Javier Vaquero, do Hospital Universitário Gregorio Marañon, em Madrid.


"Graças à impressão 3D, passamos menos tempo no bloco operatório, reduz-se o risco de infecções e o doente permanece menos tempo sob efeito de anestesia."
Rubén Pérez Mañanes, Ortopedista do Hospital Gregorio Marañon, em Madrid.


Rubén Pérez Mañanes, que começou por imprimir brinquedos 3D para os seus filhos, rapidamente percebeu as possibilidades que esta tecnologia poderia oferecer à sua profissão.

Ele e a sua equipa, sob a direcção de Javier Vaquero, investiram numa impressora 3D doméstica. Hoje utilizam a impressão 3D para replicar, em peças de plástico, as lesões dos pacientes (fracturas, tumores e malformações). Há um duplo interesse: permite aos médicos preparar a cirurgia e ajuda-os a explicar o procedimento ao paciente.
No espaço de um ano, os médicos do Hospital Gregorio Marañon utilizaram esta ferramenta em mais de 25 operações. Assim, a média do tempo gasto em cada cirurgia foi reduzido para metade.

A BQ apoiou a equipa médica neste projecto. Para conceber estes ossos em PLA, que reproduzem de forma idêntica os ossos do paciente, os médicos usaram imagens da tomografia axial computorizada (TAC). Em seguida, a BQ ajudou a transformar estas imagens em ficheiros possíveis de imprimir pelas impressoras 3D.

Actualmente, há cada vez mais hospitais, em todo o mundo, a integrar a impressão 3D nos procedimentos de várias especialidades (ortopedia, neurologia, coluna vertebral…).
Os cientistas trabalham agora no próximo passo: a bio-impressão em 3 dimensões. O objectivo desta tecnologia é utilizar células do próprio paciente para criar órgãos possíveis de serem auto transplantados, o que evitaria a rejeição dos mesmos pelo sistema imunitário.



impressão 3d_bq

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.