Pesquisar aqui

domingo, 13 de março de 2016

Wikipédia desenvolve ferramenta de voz

Recentemente, a enciclopédia online anunciou que estar a trabalhar numa ferramenta de voz para facilitar o acesso a pessoas invisuais.

Defendendo que a informação é um direito global e apercebendo-se desta necessidade dos seus leitores, em conjunto com a KTH Royal Institute of Technology da Suécia, a gigante de informação está a desenvolver uma ferramenta open source de voz, de forma ditar a informação presente na sua plataforma. A ferramenta, com lançamento previsto em 2017, contará inicialmente com três línguas: Inglês, Sueco e Árabe, sendo posteriormente alargada para 280 idiomas.

Esta plataforma será optimizada para a Wikipédia, mas estará também disponível para outros sites baseados em MediaWiki. Mantendo a sua política open-source, a ferramenta estará disponível para todos gratuitamente, seguindo os termos da Wikipedia commons.

Com esta ação, a Wikipédia prepara-se para, realmente, levar a informação a todas as pessoas, não se esquecendo das pessoas invisuais ou com problemas de visão.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.