Pesquisar aqui

sábado, 15 de outubro de 2016

Efeito "Bokeh" para Fotografia

 Bokeh (palavra japonesa que significa «esborratar») é um efeito que permite a suavização das fontes de luz que se encontram fora do foco da câmara, destacando melhor aquilo que pretendemos fotografar. Por exemplo, na imagem que se segue o fotógrafo tinha como principal objetivo capturar os autocolantes presentes na parede, para tal, focou a parede com os autocolantes, esborratando assim a luz proveniente do fundo do plano.


 Para a criação deste efeito devem ser usadas lentes rápidas, que proporcionem grandes aberturas de diafragma (f2.8 ou inferior), de forma a impedir que este bloqueie luz. A forma geométrica das fontes de luz também depende da qualidade da lente da câmara, sendo mais circular quantas mais lâminas o diafragma da câmara tiver (a lente utilizada na fotografia acima tinha 8 lâminas).

 Outro fator importatíssimo é a distância a que nos encontramos do foco principal da nossa foto, pois quanto mais afastados dele nos encontrarmos, mais amplo será o Bokeh, tornando-se menos interessante. Caso nos encontremos muito afastados da figura central da nossa fotografia, devemos compensar essa distância reduzindo a abertura do diafragma (faz com que se percam as formas geométricas) até que fiquemos satisfeitos com o resultado. Portanto, o Bokeh resulta de um meio termo entre a abertura do diafragma e a distância.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.