Pesquisar aqui

sábado, 15 de outubro de 2016

Efeito de longa exposição para Fotografia

 O efeito de longa exposição consiste em fotografar com velocidades de obturação baixíssimas, ou até mesmo com o modo "Bulb" - que nos permite escolher a velocidade desejada premindo apenas o botão do obturador. Fruto do longo tempo de exposição a que submetemos o nosso sensor de imagem, obteremos uma imagem meio "esborratada", tal como esta fotografia tirada numa feira popular:

  
  No entanto, para obtermos tal efeito, são necessários alguns cuidados. Temos de ter em conta a estabilidade da câmara. O mínimo movimento do sensor de imagem neste processo (que dura normalmente 10 segundos) irá resultar numa imagem esborratada e impercetível, portanto é fundamental o uso de um tripé para a reprodução deste efeito. Devemos também usar um ISO o mais baixo possível (de forma a minimizar o ruído da imagem), e o foco no modo manual, que juntamente com uma abertura do diafragma elevada, irá permitir focar uma grande área do que pretendemos capturar, resultando numa imagem mais límpida.

 Para os mais curiosos seguem aqui dois links, um deles com exemplos de fotografias tiradas com este efeito, e outro com uma explicação mais pormenorizada do procedimento de tiragem:



http://fillthewell.com/long-exposure-photography/ (mais fotografias com este efeito)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.