Pesquisar aqui

domingo, 9 de outubro de 2016

Formatos de Imagem: JPG e Bitmap


Bitmap

Bitmap (.bmp) é um formato para imagens em mapas de bit. A imagem é representada através de um conjunto de bits, em que cada 3 bytes correspondem a um pixel (no sistema RGB). Neste contexto, neste tipo de ficheiros não existe compactação, de modo que os arquivos de imagem em bitmap são bastante maiores do que noutros formatos. Assim, para o mesmo tamanho, quanto mais pixeis, maior será a resolução e logo, a qualidade da imagem, mas, consequentemente, maior será o tamanho do arquivo. 



JPG

Da sigla Joint Photographic Experts Groups (.jpeg ou .jpg), O JPG é um formato de compactação, em que as informações originais sobre como a imagem deve ser gerada na tela são compactadas, por intermédio de um algoritmo de compactação, e descompactadas quando o arquivo é lido, gerando arquivos de menor tamanho. Assim, uma mesma imagem em bitmap e jpg pode ter vários megabytes no primeiro, e alguns kilobytes no segundo, no entanto, a qualidade da mesma imagem em bitmap será superior.

Jpg de alta e baixa qualidade: note-se como os blocos ficam visíveis quando a qualidade é reduzida. Por outro lado, o arquivo da segunda imagem será muito menor em bytes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.