Pesquisar aqui

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Como fotografar o fogo de artifício

Com o ano novo a ficar cada vez mais próximo, decidi partilhar algumas dicas de como fotografar fogo de artifício.


Equipamento

Antes de mais nada, recomendo o uso de um tripé, já que não vai querer ficar limitado a baixos tempos de exposição.O tripé impede que a sua câmera se mova durante as fotos e resulte em imagens borradas. Um controle remoto também é recomendado pelo mesmo motivo.
Não existe uma lente certa para fotografar fogos, pois isso varia de acordo com a abertura desejada para as fotos e distância do fotógrafo.
É sugerida a utilização de lentes com zoom pela sua versatilidade.




Preparação

Chegue cedo.
Um bom lugar é importante, já que não quer ser bloqueado por uma cabeça ou uma árvore na hora das fotos.
Com lentes mais abertas,a escolha do local também pode servir para compor o cenário das fotografias. Certifique-se de que há bateria na câmera e espaço no cartão de memória.
Tente conseguir uma boa posição em relação ao vento para que a fumaça que sai dos fogos não entre no caminho da sua foto.




As Fotos

Para começar, desligue o flash.
Isso pode parecer óbvio para alguns, mas não custa nada relembrar.
Um longo tempo de exposição será necessário, pois o ideal é fotografar durante toda a duração da explosão.Para isso, verifique se a sua câmera tem o modo Bulb, no qual pode selecionar o tempo de exposição segurando o botão pelo tempo que quiser.Como na maioria dos casos, o ideal é fotografar na melhor qualidade possível (ou seja RAW).

Utilize um ISO baixo para evitar imagens borradas.
Não há problema em fazer isso, já que o tempo de exposição será longo. Sobre o balanço de brancos, evite o automático, que irá deixar as cores dos fogos acizentados. Normalmente o modo daylight faz um bom trabalho em capturar as cores fielmente.
Por fim, utilize o foco manual e próximo do infinito, já que a opção de foco automático vai buscar pontos focais durante a noite inteira, causando atraso nas fotos e gastando a bateria da câmera.




Site consultado no dia 3 de Dezembro: http://www.fotografiaprofissional.org/como-fotografar-fogos-de-artificio/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.