segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Formatos de Imagem


Durante os anos, foram criados centenas de formatos de arquivo de imagem. Conforme as demandas, como exibir imagens na Web. Alguns, como Fotografia CD, ganham larga aceitação. Outros geram muita excitação e então desaparecem. Nós exploraremos formatos que você provavelmente vai usar ou encontrar.


TIFF (.TIF)

TIFF (Tag Image File Format), pronunciado "tiff", foi desenvolvido originalmente pela Aldus Corporation  para salvar imagens criadas por scanners, frame grabbers e programas que editam fotografia. Este formato foi aceitado e   apoiado amplamente como um formato de transferência de imagem não amarrado a hardware de computador. O TIFF também é um formato popular para aplicações de publicação. Existem muitas variações do formato, chamadas extensões, assim você pode ter problemas ocasionais ao abrir um de outra fonte. Algumas versões são comprimidas usando o LZW ou outros métodos de lossless. Arquivos TIFF  suportam cores de até 24-bit .


PICT (.PIC)

O PICT formato, pronunciado "pick", foi introduzido junto com o software MacDraw para o Macintosh. Se tornou desde então um padrão de Macintosh .


EPS (.EPS)

Arquivos EPS (Encapsulated PostScript), pronunciado uma letra de cada vez " E-P-S, " usa um formato desenvolvido pela Adobe para impressoras de PostScript. Estes arquivos geralmente têm duas partes. A primeira é uma descrição de texto que diz a uma impressora de PostScript  como fazer para produzir uma imagem. A segunda é uma imagem bit-map. Uma vez uma imagem salvada no formato de EPS, você pode importá-la em outros programas e pode dimensioná-la como quizer. Porém, seu conteúdo é freqüentemente não editável exceto através de alguns programas como o Ilustrador da Adobe. Por isto, estes arquivos geralmente são criados ao término do processo quando eles são próximos de serem incorporados em uma publicação impressa.


BMP (.BMP)

Arquivos BMP, pronunciado uma letra de cada vez " B-M-P " usam um formato bitmap do Windows. Estas imagens são armazenadas em um formato dispositivo-independente bitmap (DIB), que permite ao Windows exibir o bitmap em qualquer tipo de dispositivo de exibição. O termo " independente de dispositivo " significa que o bitmap especifica a cor do pixel em uma forma independente do método usado por um dispositivo de exibição para representar a cor estes arquivos são encontrados em dois formatos:

O formato OS/2  não é comprimido (RGB codificado). Código RGB apoia cores de 24-bit .
Arquivos Windows BMP e  de DIB podem ser salvados sem usar qualquer compressão (RGB codificado), ou usando a run length encoded, compressão de lossless (RLE codificado). RLE apóia só 256 cores.

retirado de http://www2.ic.uff.br/~aconci/curso/formatos.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário