sábado, 18 de fevereiro de 2017

Matrizes em JavaScript

 Uma matriz (ou "array", em inglês) em JavaScript não passa de uma lista de itens contida numa única variável. Isto é, uma matiz é uma variável armazenadora.

 Para se criar uma matriz utilizamos o seguinte código: "var nome_da_matriz = [valor 1, valor 2, ...]".

 Ao considerarmos matrizes devemos ter sempre em conta outro método de disposição de dados: o objeto.

 Um objeto  é uma variável que pode conter um ou mais valores, da seguinte forma: var nome_do_objeto {nome_do_valor1:"valor1", nome_do_valor"x":"valor 'x' ", ...}. E, até certo ponto, podemos afirmar que matrizes são idênticas a objetos, cuja principal diferença é o processo pelo qual nós acedemos aos elementos de cada um. Isto é, enquanto num objeto nós recorremos a nomes para aceder aos valores ("nome_do_objeto.nome1" resulta no "valor1"), nas matrizes recorre-se a números.





 Tomando como exemplo o código da matriz acima representada, nós chamaríamos o valor1 através do seguinte código: "nome_da_matriz[0]". A utilização do número zero neste caso ao invés do número 1 dá-se devido ao facto de a linguagem (como a maioria das linguagens de programação) começar a contar a partir do zero, sendo portanto o primeiro valor de uma matriz o valor número zero.

 Por outro lado, podemos organizar os nossos "arrays" através de dois métodos: o método var nome_da_matriz.shift(), que retira da matriz o seu primeiro item, e o método var nome_da_matriz.pop(), que retira da matriz o seu último item da lista.



 Por fim temos as duas propriedades que nos permitem gerir uma matriz em Javascript: length e sort.
 A propriedade length permite-nos calcular a extensão da nossa matriz, dizendo-nos, através de um código específico ("nome_da_matriz.length"), o número de valores que a compõe. É de notar que este processo de contagem é iniciado a partir do algarismo 1, e não de 0.

 Por outro lado a propriedade sort permite-nos organizar por ordem alfabética todos os elementos do nosso "array", através do código: "nome-da-matriz.sort()".

 Desta forma, uma matriz acaba por ser, em grande parte, um conjunto de objectos organizados de forma numérica. Para mais informações sobre matrizes segue aqui um artigo disponibilizado pela W3Schools: https://www.w3schools.com/js/js_arrays.asp


fontes:https://www.w3schools.com/js/js_arrays.asp(consultado a 16/02/2017)




Sem comentários:

Enviar um comentário