Pesquisar aqui

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Matrizes em JavaScript

 Uma matriz (ou "array", em inglês) em JavaScript não passa de uma lista de itens contida numa única variável. Isto é, uma matiz é uma variável armazenadora.

 Para se criar uma matriz utilizamos o seguinte código: "var nome_da_matriz = [valor 1, valor 2, ...]".

 Ao considerarmos matrizes devemos ter sempre em conta outro método de disposição de dados: o objeto.

 Um objeto  é uma variável que pode conter um ou mais valores, da seguinte forma: var nome_do_objeto {nome_do_valor1:"valor1", nome_do_valor"x":"valor 'x' ", ...}. E, até certo ponto, podemos afirmar que matrizes são idênticas a objetos, cuja principal diferença é o processo pelo qual nós acedemos aos elementos de cada um. Isto é, enquanto num objeto nós recorremos a nomes para aceder aos valores ("nome_do_objeto.nome1" resulta no "valor1"), nas matrizes recorre-se a números.





 Tomando como exemplo o código da matriz acima representada, nós chamaríamos o valor1 através do seguinte código: "nome_da_matriz[0]". A utilização do número zero neste caso ao invés do número 1 dá-se devido ao facto de a linguagem (como a maioria das linguagens de programação) começar a contar a partir do zero, sendo portanto o primeiro valor de uma matriz o valor número zero.

 Por outro lado, podemos organizar os nossos "arrays" através de dois métodos: o método var nome_da_matriz.shift(), que retira da matriz o seu primeiro item, e o método var nome_da_matriz.pop(), que retira da matriz o seu último item da lista.



 Por fim temos as duas propriedades que nos permitem gerir uma matriz em Javascript: length e sort.
 A propriedade length permite-nos calcular a extensão da nossa matriz, dizendo-nos, através de um código específico ("nome_da_matriz.length"), o número de valores que a compõe. É de notar que este processo de contagem é iniciado a partir do algarismo 1, e não de 0.

 Por outro lado a propriedade sort permite-nos organizar por ordem alfabética todos os elementos do nosso "array", através do código: "nome-da-matriz.sort()".

 Desta forma, uma matriz acaba por ser, em grande parte, um conjunto de objectos organizados de forma numérica. Para mais informações sobre matrizes segue aqui um artigo disponibilizado pela W3Schools: https://www.w3schools.com/js/js_arrays.asp


fontes:https://www.w3schools.com/js/js_arrays.asp(consultado a 16/02/2017)




Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.