Pesquisar aqui

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Loops em Javascript

 Loop é uma ferramenta do JavaScript que permite ao programador fazer correr o mesmo código múltiplas vezes, fazendo variar o valor de cada uma delas. Este conceito está portanto muito associado ao conceito de matriz.


  Existem 3 tipos de loops em JavaScript: while, do e for.

 Um "while loop" permite que se vá executando o código enquanto a condição referida for verdadeira, parando logo que esta o deixe de ser. Isto é, se atribuirmos a um "while loop" a condição de que:

while (i < 10) {
text += "<br>The number is " + i;
i= i+1;
}

 Isto fará com que o nosso navegador conte 10 elementos de i, sendo var i=0, até que este obtenha o valor de 10, fazendo com que a condição imposta se torne falsa e, por conseguinte, que se deixe de correr o código.
 Um "do loop" é uma variação do "while loop" que permite que se execute o bloco de código pelo menos uma vez sem se verificar a verdade da condição proposta, procedendo-se depois de tal como se fosse um simples "while loop", passando a verificar sempre a verdade da condição. Desta forma temos que:

do {
código que será executado anteriormente ao while loop
}
while (condição); //se esta estiver correta o código continuará a correr


 Por fim temos o loop mais comum em JavaScript: o "for loop". Este tipo de loop é composto por três argumentos, da seguinte forma: for(setup, comparasion, change). O argumento setup indica-nos o ponto de partida do código, sendo este executado antes de o loop se iniciar. O argumento comparasion define a condição sobre a qual ocorre o loop. E, por fim, o argumento change define a mudança que se verifica cada vez que o loop é executado, correndo portanto uma vez por ocorrência do loop. Desta forma, um "for loop" deverá ter uma forma semelhante à seguinte:

for (i = 0; i < 5; i++) { 
//Este loop irá correr 5 vezes, sendo inicialmente i=0 e sendo a condição verdaedira desde que o valor de i seja inferior a 5
Corpo de texto que irá ser mostrado cada vez que o código corre
}


 Para mais informações sobre loops, segue aqui um artigo informativo disponibilizado pela "dofactory":http://www.dofactory.com/tutorial/javascript-loops.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.