Pesquisar aqui

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Vodafone Portugal atinge velocidades próximas do 5G

As redes 5G não são propriamente uma novidade. Depois da PT e a Huawei demonstrarem o funcionamento de uma rede móvel 4,5G, agora foi a vez da Vodafone anunciar que conseguiu atingir velocidades próximas do 5G.

Mantendo-se na vanguarda da inovação, a Vodafone Portugal é um dos primeiros operadores europeus a atingir na sua rede móvel velocidades LTE de Gigabits, muito próximas das velocidades 5G.

O objetivo foi alcançado numa demonstração realizada pela Vodafone Portugal, em parceria com a Ericsson e com a Qualcomm Technologies, Inc (empresa subsidiária da Qualcomm Incorporated), onde se verificaram velocidades de 1Gbps sem recurso a ligação por cabo.
A demonstração incluiu a transmissão de ficheiros para um equipamento móvel Qualcomm® Snapdragon™ X16 LTE pré-comercial, tendo sido testadas com sucesso algumas das potencialidades que esta inovação tecnológica permitirá em termos de experiência de utilização, como, por exemplo, abrir uma página web de forma instantânea ou descarregar um vídeo Ultra HD/4K de 1GB em menos de dez segundos.

A Vodafone tem vindo a preparar as suas infraestruturas para atingir velocidades na ordem de 1Gbps, quer através do upgrade do software atualmente existente e desenvolvimento de funcionalidades como a modulação de 256QAM (que permite elevadas taxas de transferência de informação), como através da instalação de antenas com tecnologia 4×4 MIMO e agregação downlink de três portadoras de frequências.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.