Pesquisar aqui

domingo, 23 de abril de 2017

Bugs: Definição e como os Eliminar

 Um bug de software é, essencialmente, um erro num programa ou sistema que faz com que o nosso computador funcione de forma indesejada, retornando inputs incorretos, por exemplo. Mas a que se deve a atribuição do nome "bug" (insecto em inglês) aos erros de software?


 Para entendermos o porquê teremos de voltar 70 anos atrás no tempo, para um mundo em que se vivia numa época pós Segunda Guerra Mundial e na qual apenas existiam computadores eletro-mecânicos de grandes dimensões. No dia 9 de Setembro de 1947 foi encontrado um erro no computador Mark II que, estranhamente, não estava a retornar bem os resultados das operações que lhe eram atribuídas. Para o tentar reparar, os funcionários decidiram abrir o computador e encontraram uma traça presa no seu interior, encontrando assim a razão do defeito da máquina.
 Desta forma, passaram a chamar-se "bugs" todos os erros relacionados com softwares de computador.


 São necessários 3 tipos de profissionais para se efetuar o "debugging" (ato de eliminar "bugs") de um software, cada um com uma função específica e vital para o processo. Uma equipa tem de ser composta por "testers", que testam o software de forma a identificar possíveis "bugs", por "developers" (desenvolvedores) que corrigem os erros do código identificados pelos "testers" e, finalmente os "managers" (gerentes) que gerem a qualidade do programa, através dos relatórios que lhes são enviados pelas outras duas partes da equipa e que lhes permitem decidir se o software se encontra, ou não, apto para ser lançado no mercado, para os consumidores.


 Para além disso temos alguns softwares que auxiliam ao processo de "debugging" de um software, dois exemplos são o ReQtest, um software de armazenamento de relatórios e de organização do trabalho de "testers" e "developers", disponiblizado em cloud e, o Atlassian que conta com uma série de Add-Ons que permite a organização da equipa e a otimização da sua performance. 
 Para os mais curiosos, segue aqui um vídeo promocional da Atlassian sobre debugging:


fontes: https://www.youtube.com/watch?v=xoapznj79rE (consultado a 23/04/2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.