Pesquisar aqui

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Dupla portuguesa expõe peça insuflável em Londres que força público a sair da galeria


A dupla de artistas portugueses Von Calhau!, composta por Marta Ângela e João Alves, inaugurou em Londres, no passado dia 11 de janeiro, uma exposição intitulada "Phantom Blot Back to Attack" ( Mancha Negra Volta a Atacar)

A exposição, que se encontra na galeria Kunstraum até ao próximo dia 10 de fevereiro, inclui uma peça insuflável de grande dimensão que força o público a sair da galeria.

A exposição parte de um grafiti da frase datado dos anos 1970-80 e que ainda visível numa parede de um edifício em Venda Nova, perto da Amadora, um subúrbio de Lisboa. 

Mancha Negra (Phantom Blot em inglês), é o rival de Mickey Mouse e o maior criminoso de Patopólis (personagens criadas por (Walter Disney), tendo como característica deixar uma mancha negra nos locais por onde passa.

A exposição vai consistir de uma instalação sonora, que será gravada durante uma performance da dupla no dia da inauguração, de um conjunto de imagens com colagens e jogos de palavras, e de uma peça intitulada Mancha Negra e que é construída unindo sacos de plástico do lixo de cor preta. Usando uma máquina, o adereço, que foi feito à medida da sala, é lentamente enchido com ar e depois esvaziado, num ciclo contínuo que dura vinte minutos, descreve João Laia:
"Aquilo vai enchendo, enchendo, enchendo, enchendo até que ocupa o espaço todo e as pessoas, das duas uma: ou fogem ou ficam presas dentro do espaço da galeria porque já não podem sair sem destruírem o objeto", diz.


Ativos desde 2006, os Von Calhau! colaboram igualmente nas áreas da música e das artes visuais, através de concertos e performances, na edição de discos, na realização de filmes e vídeos, na produção de desenhos e obra gráfica e em publicações.


A exposição, inédita e a primeira individual da dupla no estrangeiro, teve o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, do Instituto Camões e da Embaixada de Portugal no Reino Unido e fica até 10 de fevereiro na galeria independente Kunstraum. 







Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.