Pesquisar aqui

domingo, 21 de janeiro de 2018

Mesa Digitalizadora

Mesa Digitalizadora
 
 
Um dos equipamentos mais amigos do designer, com ela é mais fácil expressar o nosso lado artístico transmitindo as ideias de um modo mais fácil para o ecrã do computador. Mas nem toda a gente sabe o que é uma mesa gráfica, os que sabem não entendem muito bem para que serve, os que entendem não conseguem se decidir qual é melhor de acordo com os seus objetivos de trabalho.
 
O que é uma mesa gráfica?
 
Mesa gráfica, tablet gráfico ou mesa digitalizadora é um equipamento plano que é usado com o auxílio de uma caneta (Stylus) através da qual é possível desenhar utilizando um computador. O desenho não é mostrado diretamente no tablet,  funciona como uma extensão para um software gráfico, como o Photoshop ou Illustrator. Ao desenhar sobre a mesa gráfica o desenho é projetado no ecrã do computador.
Existem vários tipos de mesas digitalizadoras, os que possuem suporte ao toque das mãos e dedos e os que funcionam com uma tela de pintura interativa, possuindo um monitor integrado sobre o qual se desenha.
 
 
Como funciona uma mesa gráfica?
 
Os modelos mais comuns no mercado são pequenos e leves, embora existam de muitos tamanhos e com uma variedade incrível de recursos. O seu funcionamento ocorre de um jeito muito simples. Ao aproximar o Stylus (caneta) da mesa gráfica, não sendo necessário tocar com a caneta sobre a superfície, em gesto idêntico ao que se faz quando se vai escrever num caderno. A caneta emite um sinal para mesa gráfica indicando a sua posição sobre a área útil de desenho da mesa. Mover a caneta sobre a mesa sem tocá-la faz com que o rato se movimente na tela. Só se toca na mesa com a ponta da caneta quando precisa executar algum comando, como por exemplo pintar com um pincel ou selecionar um objeto ou uma ferramenta.
 
 
Melhor marca de mesas digitalizadoras?
 
A Wacom, uma empresa japonesa que produz mesas digitalizadoras, é uma das maiores fabricantes de mesas digitalizadoras do mundo. Possui uma grande popularidade entre artistas, designers gráficos, arquitetos e cartunistas. Os tabletes gráficos da Wacom possuem um stylus (caneta) sem fio e sem bateria, permitindo maior liberdade de movimentos.
 
site da marca: http://www.wacom.com/pt-br 
 
 
 

1 comentário:

  1. excelente artigo! obrigada pela dica! Estou inclinado para o mesa XP-Pen ( https://www.xp-pen.pt ) , pela relação preço/dimensão e por ter lido boas reviews.

    ResponderEliminar

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.