Pesquisar aqui

domingo, 6 de maio de 2018

Facebook ou Google? Qual o maior ladrão de dados?

  Recentemente, com o escândalo da Cambridge Analytica, entre outros, o debate à volta da recolha de dados e sucessiva exploração por parte de grandes empresas a quem nós, consumidores, os confiamos, em particular o Facebook, tem vindo a se intensificar.
  Contudo, seria prudente desviar mais a atenção para um outro gigante da tecnologia sedento por informações sobre os seus utilizadores, a Google, que, impressionantemente, está mesmo à frente do Facebook, no que toca a esta prática.
  Devido aos vários serviços que ofereçem, que são quase indespensáveis à vida moderna, como o seu motor de busca, o Gmail, o Youtube, o Google Drive, e, claro, o Google Chrome, esta empresa consegue recolher dados como o histórico de pesquisa e os hábitos de consumo de cada um dos que os utiliza. De facto, o volume de informações coletadas pela Google em apenas 15 dias, é, em média igual a 23731 páginas A4 por utilizador.
  O que diferencia a Google do Facebook, é que ela armazena os dados que recolhe sobre os seus utilizadores para si mesmo,  não a partilhando com terceiros, mas usando-a na mesma para direcionar publicidade mais eficazmente. Contudo, não nos devemos fiar na promessa de que esta empresa detentora de tantas informações sobre nós, não vai, no futuro, tentar lucrar à custa delas.


Fontes:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.