Pesquisar aqui

domingo, 31 de março de 2019

O que é um browser?

Um browser ou navegador, em português, é um software usado para aceder à Internet. Um navegador permite que se visite sites e se façam diversas actividades dentro deles, como login, visualizar multimédia, ir para um link de um site, visitar uma página, imprimir, enviar e receber e-mails, entre muitas outras coisas. Os títulos de software de browsers mais comuns no mercado são: Microsoft Internet Explorer, Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari da Apple e Opera. A disponibilidade do navegador depende do sistema operacional que o seu computador está a usar. Por exemplo, se o sistema operacional é Microsoft Windows, Linux, Ubuntu, Mac OS, entre outros.

Vários exemplos de browsers, com os mais conhecidos, como o Firefox e o Chrome.

Um browser não é a mesma coisa que um mecanismo de busca, embora os dois sejam frequentemente confundidos. Para um utilizador, um mecanismo de pesquisa é apenas um website, como o google.com, que armazena dados pesquisáveis sobre outros sites. Mas, para se conectar ao servidor de um site e exibir as suas páginas da Web, o utilizador precisa de ter um navegador da Web instalado no seu dispositivo.

O primeiro navegador, chamado WorldWideWeb, foi inventado em 1990 por Sir Tim Berners-Lee. Em 1993 aconteceu o marcante lançamento do Mosaic, creditado como "o primeiro navegador popular do mundo". A sua interface gráfica inovadora tornou o sistema da World Wide Web fácil de usar e, portanto, mais acessível para a pessoa comum. Isso, por sua vez, desencadeou o boom da Internet na década de 1990, quando a Web cresceu a um ritmo muito rápido. Marc Andreessen, líder da equipe Mosaic, logo começou a sua própria empresa, a Netscape, que lançou o Netscape Navigator, com influência do Mosaic, em 1994. O Navigator rapidamente se tornou o navegador mais popular. 

A Microsoft estreou o Internet Explorer em 1995, levando a uma guerra de navegadores com o Netscape. A Microsoft conseguiu uma posição dominante por dois motivos: empacotou o Internet Explorer com o popular sistema operacional Microsoft Windows e o fez como freeware, sem restrições de uso.

Em 1998, desesperada para permanecer competitiva, a Netscape lançou o que se tornaria a Mozilla Foundation para criar um novo navegador, usando o modelo de software de código aberto. Este trabalho evoluiu para o Firefox, lançado pela primeira vez pela Mozilla em 2004.

A Apple lançou seu navegador Safari em 2003. Ele continua sendo o navegador dominante nas plataformas da Apple, embora nunca tenha se tornado um factor noutros lugares.

O último grande participante do mercado de navegadores foi o Google. O seu navegador Chrome, que estreou em 2008, tem sido um enorme sucesso. Constantemente conquistou participação de mercado do Internet Explorer e se tornou o navegador mais popular em 2012. O Chrome permaneceu dominante desde então.

Em termos de tecnologia, os navegadores expandiram muito seus recursos de HTML, CSS, JavaScript e multimédia desde os anos 90. Um dos motivos tem sido permitir sites mais sofisticados, como aplicativos da web. Outro factor é o aumento significativo da conectividade de banda larga, que permite que as pessoas acedam a conteúdo da Web com uso intenso de dados, como o streaming do YouTube, que não era possível durante a era dos modems de discagem.

Sites consultados:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.