Pesquisar aqui

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Impacto da IoT nas Smart cities (parte 02)

Governo inteligente:
  • Analisar reclamações e preocupações apresentadas pelos cidadãos devido a melhores capacidades sensorial ajuda a resolver problemas e a prevenir o seu acontecimento no futuro.
  • A análise pormenorizada do ecossistema da cidade permite uma contribuição útil no sentido de melhorias futuras.
  • Simulações automáticas na cidade ajudam a identificar, testar e a propor a resolução de problemas no futuro. 

Um Governo Inteligente aprende com a informação recolhida e analisada, proveniente dos cidadãos, infraestruturas da cidade e ativos da cidade para tomar as melhores decisões estratégicas para todos.

Ambiente inteligente:
  • Monitorização da rede de águas através de sensores que detetam fugas.
  • Monitorização e avaliação das necessidades de energia na rede para gestão de produção de energia eólica.
  • Através de sensores, monitorização das necessidades de irrigação do solo.
  • Verificar poluição sonora para proteger ecossistemas circundantes.

A proteção do ambiente e o uso responsável de recursos naturais está entre os desafios mais exigentes para qualquer cidade. As crescentes capacidades da IoT podem influenciar positivamente quaisquer atividades relacionadas com o ambiente e a sua coexistência com as crescentes áreas urbanas.

Cidadãos inteligentes:
  • As plataformas de dados, assentes na nuvem com um interface acessível ao utilizador, permitem a qualquer cidadão conhecer a cidade e contribuir para o desenvolvimento da mesma.
  • As plataformas da Cidade Inteligente criam pontes entre as entidades urbanas, universidades ou empresas de tecnologia com vista a gerar redes de partilha de conhecimento e de experiências e lançar novas ideias-piloto com vista à introdução de melhorias na cidade.
  • A plataforma da cidade corre simulações da cidade que ajudam as pessoas a tomar decisões inteligentes

A consumerização foi em tempos o principal motor de melhorias ao nível da tecnologia da IoT em termos de facilidade de uso, de forma financeiramente acessível, do ecossistema IoT. Atualmente todos podem contribuir para um desenvolvimento próspero da cidade.


Para concluir, As tecnologias são cada vez mais importantes no desenvolvimento das Cidades Inteligentes. Custos de computação mais baixos, cobertura eficiente em termos de ligações novos sensores inteligentes e baratos, crescentes capacidades de Inteligência Artificial e o recurso cada vez mais comum à Internet das Coisas têm impacto na forma como as Cidades Inteligentes resolvem os problemas que surgirão no futuro.


A infraestrutura citadina munida destas faculdades melhora a sua capacidades de influenciar diferentes áreas da vida e da economia. Estamos a assistir ao desenvolvimento de um novo paradigma para Cidades Inteligentes alavancadas tecnologicamente, o que exige uma redefinição do modelo de Cidade Inteligente. Com base na nossa experiência, damos forma a um novo modelo de Cidade Inteligente alavancado na IoT.



Blogue pessoal sobre tech:
Imagem:
  • URL
  • consultada no dia 16/11/2019


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.