Pesquisar aqui

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Usar IoT para caçar fugas de água

É extremamente provável que já se tenha deparado com alguma fuga de água. Caso tenha essa experiência, sabe que os danos causados pela mesma são muito significativos, para além de serem extremamente incomodativos.

A empresa iioote desenvolveu identificou que este é um problema que podia ser resolvido, por isso desenvolveu uma solução (SenseIoT) preventiva de baixo custo e gasto energético. Esta aliás é a premissa da empresa, produzir diferentes soluções baseadas em IoT que tenham um baixo custo energético e monetário.

Afinal, como a SenseIoT funciona? Vários sensores de humidade e temperatura são instalados em zonas de maior risco de fugas, como casas de banho, cozinha, cave, etc... O sensor comunica os seus dados regularmente. Em caso de valores excessivos, baseados nos valores previamente monitorizados, o sensor manda imediatamente um alerta.

Os sensores são wireless e possuem uma bateria de aproximadamente 10 anos (depende da configuração). Para além disso, a instalação é extremamente simples, pelo que não preciso de chamar um técnico.

É possível configurar os sensores para esperarem maior humidade em certas regiões da casa, de modo a não receber alarmes desnecessários. Os dados recolhidos pelos sensores são de fácil compreensão e acesso, através de dispositivos móveis ou um PC.

Esta solução já está a ser aplicada na Suécia, em prédios completos. Tendo um custo de compra de 1500 euros e uma subscrição anual de 1000 euros. Caso deseje, pode também adquirir a monitorização dos dados por parte de outrem e ida ao local por parte de especialistas quando é detetada uma fuga.


Blogue pessoal sobre tech:
Fontes:



Imagem:

  • URL
  • consultada no dia 16/11/2019



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.