Pesquisar aqui

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Musica nos jogos


A música é um dos fatores mais importantes dos jogos estando, na minha opinião, logo a seguir à performance e à história do jogo.

A música nos jogos se utilizada bem pode ser uma ferramenta muito poderosa, a música pode servir para criar o ambiente pretendido naquele momento do jogo, também pode servir para dar indicações ao jogador ou, mesmo para identificar o jogo. Existem imensos jogos que são identificáveis apenas pela música, The Legend of Zelda, Super Mario, Minecraft, Geometry Dash, Dumb ways to die e Pac-Man são apenas alguns exemplos.

Os criadores de jogos muitas vezes avisam o jogador de certos acontecimentos apenas pela música, numa vitória pode começar a dar uma música rápida e com um tom alegre, cheia de notas agudas. Num ambiente de terror ou em que o jogador tem que estar atento a mùsica pode ser lenta e cheia de tons graves com picos agudos na mùsica. Existem bons exemplos de jogos que criam ambientes com a mùsica por exemplo, The Legend of Zelda Breath of The Wild nas zonas de mercados ou de cidades sem perigos há música alegre e calma a tocar de fundo mas, assim que inimigos aparecem um som característico do inimigo ouve-se e uma música agitada começa a tocar.

Existem exemplos de jogos em que a mùsica parece não estar em sintonia com o tipo de jogo, nesse caso a música foi mal colocada e, muitas vezes baralha o jogador.

Outro propósito que a mùsica pode ter num jogo é a indicação de progresso. Há jogos em que a música é sempre a mesma e está colocada num ciclo mas noutros jogos como Mario Kart a mùsica vai alterando com o progresso que o jogador fez no jogo, independente da rapidez do jogador a completar o jogo as músicas mudam sempre na mesma localização em jogo.

Estes foram apenas alguns usos da música em jogos e, num post mais à frente eu poderei voltar a abordar este assunto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.