Pesquisar aqui

domingo, 20 de novembro de 2016

Câmera que capturou foto histórica da Segunda Guerra Mundial é leiloada

Uma cópia de “Kiss in Times Square”, uma das fotografias mais icônicas do século XX, será leiloada no final de maio junto com a câmera que a capturou, uma Leica de 1937. Apesar de não se tratar da foto original, a reprodução está assinada pelo autor, o fotógrafo Alfred Eisenstaedt. O valor histórico da imagem deve-se sobretudo à data em que foi tirada, 14 de agosto de 1945, o famoso “V-J Day”, quando o exército americano derrotou o japonês e pôs fim à Segunda Guerra Mundial.

Ambos os itens serão leiloados na Áustria, entre os dias 22 e 25 do mês que vem, e podem ser acompanhados no site WestLicht Photographica Auction. Os organizadores estimam que a fotografia, que tem dimensões de 17,5 x 12 cm, seja arrematada por até 23 mil dólares. Já a Leica, com lentes Summitar de 2/5 cm e visor VIOOH original, deverá alcançar lances de US$ 26 a US$ 32 mil.

A máquina ainda foi usada durante 50 anos após o episódio na Times Square. Alfred Eisenstaedt, que faleceu em 1995, contou como teve a ideia da foto histórica: “Na Times Square, no V-J Day, vi um marinheiro correndo pela rua agarrando todas as garotas à vista. Eu estava correndo na frente dele com a minha Leica e olhando para trás. Então, de repente, num piscar de olhos, eu vi alguma coisa branca sendo agarrada. Eu me virei e cliquei o momento em que o marinheiro beijava a enfermeira… Tirei exatamente quatro fotos. Isso foi feito em poucos segundos.”

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.