Pesquisar aqui

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Concurso do Inpe elege melhor fotografia de raios do Brasil

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) escolheu a melhor fotografia de raios feita entre setembro e outubro deste ano. Sete fotógrafos tiveram suas fotos avaliadas pelo concurso.
O vencedor é de Santana do Livramento, cidade do interior do Rio Grande do Sul que tem uma incidência anual de 9 raios por km² e ocupa a 4ª posição no ranking de maior ocorrência de raios por ano.
A imagem foi capturada em 10 de outubro durante uma forte tempestade na cidade. O autor, Ronaldo Maciel, é fotógrafo por hobby e trabalha como programador. Ele disse que o registro foi importante para aprender a respeitar a distância segura para fotografia de raios.
"Foi a melhor foto que já fiz. Durante o momento do registro, um raio acabou atingindo uma antena próxima do prédio onde trabalho e eu pude ver centelhando tudo que estava ao redor. Naquele momento senti medo, mesmo sabendo que não estava correndo risco e logo pensei no que poderia acontecer se eu não estivesse devidamente protegido”, disse em entrevista ao Inpe.
O Inpe faz um concurso por estação. Durante o verão, deverá receber uma quantidade maior de fotografias, já que há maior incidência do fenômeno. As melhores imagens são divulgadas no site do Instituto.




Consultado a 22.Novembro.2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.