quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Python - Biblioteca 'Random'

ESTA É A PRIMEIRA BIBLIOTECA QUE IREI EXPLORAR EM PYTHON, SENDO UMA DAS MAIS ÚTEIS E INTERESSANTES.

Antes de mais, iremos importar a biblioteca, como demonstrado na publicação 'Python - Bibliotecas'(se ainda não foi lida, dê uma vista de olhos primeiro a essa publicação):

import random

Agora que importamos a biblioteca, podemos utilizar os seus comandos. A biblioteca random disponibiliza diversos comandos úteis que permitem gerar números aleatórios, baralhar listas e sortear valores de sequências.

Para mais informações sobre esta biblioteca, acessar: docs.python.org/3/library/random.html

Gerar número inteiro
A biblioteca disponibiliza 2 comandos diferentes que podem ser utilizados para esta função:

  • 'Randint': em que programamos com ajuda desse comando para gerar um número inteiro aleatório entre um intervalo de números:
import random

number = random.randint(1, 10)

Neste exemplo acima, o programa gera um número inteiro entre 1 e 10.

  • 'Randrange': semelhante ao  randint só que aqui basta colocarmos o número máximo do intervalo, considerando o mínimo 0:
import random

number = random.randrange(10)

Assim, este código gera um número entre 0 e 9. inclusive.

Baralhar listas
Para baralhar listas, esta biblioteca disponibiliza 2 comandos:

  • 'Shuffle': que serve para trocar a ordem de valores de uma lista; exemplificando:
import random

cards = ['A', 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 'J', 'Q', 'K']

random.shuffle(cards)

Neste exemplo, temos uma lista de cartas pertencentes a um dos 4 naipes. Depois de usarmos esse comando poderia aparecer por exemplo:

[5, 'K', 'Q', 2, 6, 7, 'A', 4, 3, 'J', 10, 9, 8]


  • 'Sample': com este comando, podemos baralhar os valores de uma lista, mas também criar uma sub-lista derivada da lista anterior:
import random

cards = [5, 'K', 'Q', 2, 6, 7, 'A', 4, 3, 'J', 10, 9, 8]

hand = random.sample(cards, 5)

em que depois da virgula podemos colocar o número de cartas que queremos adicionar à nova lista; o resultado dessa lista poderia ser:

['K', 7, 'A', 4, 10]


Sortear valores
Para esta funcionalidade, temos 1 comando da biblioteca que podemos utilizar:
  • 'Choice': em que escolhemos um valor de uma lista:

import random

fruit = [orange, banana, apple, pineapple]

print(random.choice(fruit))

em que o resultado poderia ser:


banana


Concluindo assim a publicação sobre esta biblioteca que poderá ser utilizada no futuro.


Referências:











Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de uma forma construtiva...

Mensagem em destaque

Introdução

O design de jogos engloba muitos processos que eu pretendo discutir neste blogue. Eu pretendo abordar tudo desde a música dos jogos, à c...