Pesquisar aqui

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Homem paralisado anda a partir de um exoesqueleto

Na ultima noticia que eu publiquei, eu falei sobre um robô bípede, o Caltech's Brain-Controlled Exoskeleton, um robô humanoide, que ajuda pessoas com necessidades a andarem num exoesqueleto. Hoje, como podem ver um francês, Thibault, que ficou paraplégico depois de um acidente há quatro anos voltou a andar com a ajuda de um exoesqueleto revolucionário controlado pela mente. Pesquisadores da Universidade de Grenoble, na França, desenvolveram a tecnologia que traduz as ondas cerebrais em movimento mecânico. 

Image result for paralised man walks

Thibault, de 28 anos que ficou paralisado depois de cair de uma varanda ficou com a sua medula espinhal sem capacidade de transmitir sinais do cérebro para os membros mas agora os pesquisadores implantaram dois sensores no crânio do homem em ambos os lados do córtex sensório-motor, a parte do cérebro que controla o movimento.
Estes eletrodos são capazes de detectar os sinais cerebrais e a partir de um algoritmo de computador esses são processados em 350 milissegundos. Depois este algoritmo traduz os impulsos elétricos do cérebro para o exosqueleto. Assim, como podemos ver, Thibault usando o poder da mente consegue andar!

Se tiverem interessados vejam o video que fala mais detalhadamente sobre como Thibault conseguiu andar. Até a próxima!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.