Pesquisar aqui

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Um exo-esqueleto controlado pela mente.


O robô que hoje vou analisar é o Caltech’s Brain-Controlled Exoskeleton, este é um robô bípede. Os robôs bípedes são essencialmente robôs humanoides. São robôs com um corpo designado para semelhar-se ao de um corpo humano. Este design tem o objetivo de fazer com que esta máquina conseguia interagir com ferramentas e o ambiente para executar diferentes funções. Estes robôs têm lutado há muito tempo para andar como os humanos. Levou décadas de trabalho, mas os robôs estão começando-se a sentir confortáveis a andarem, e desta forma colocam-se numa posição para ajudar as pessoas com maiores necessidades.
Os roboticistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia lançaram uma iniciativa chamada RoAMS (Robotic Assisted Mobility Science), que usa as mais recentes pesquisas em caminhada robótica para criar um novo tipo de exo-esqueleto médico. Com a capacidade de se mover dinamicamente, usando interfaces de neuro controle, esses exo-esqueletos permitirão que os usuários se equilibrem e andem sem as muletas necessárias com os exo-esqueletos médicos existentes.


Os pesquisadores da Caltech já anunciam que o exo-esqueleto está pronto para um grande teste. De qualquer forma conseguir que um exo-esqueleto bípede trabalhe tão bem como um humano é um verdadeiro desafio. Os pesquisadores têm uma compreensão profunda e detalhada de como as suas criações robóticas operam, mas os sistemas biológicos ainda apresentam muitas incógnitas. Existem outros desafios também. Os fatores como custo, durabilidade, flexibilidade e até o desejo dos pacientes de usar o dispositivo são tão importantes quanto a própria tecnologia. 

Estes exo-esqueletos são projetados para enfrentar desafios muito específicos. Por enquanto, a sua complexidade e custo provavelmente os tornaram impraticáveis ​​para a maioria das pessoas com deficiência. Mas acredita-se que a iniciativa RoAMS seja o primeiro passo para levar a tecnologia a todos que dela precisam, fornecendo uma opção para situações que uma cadeira de rodas ou caminhante não pode lidar facilmente. Até a próxima!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.