Pesquisar aqui

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Python - Classes (Parte 3)

 COM AS DUAS ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES JÁ É POSSÍVEL USAR CLASSES E OBJECTOS NA SUA PROGRAMAÇÃO EM PYTHON, MAS AINDA FALTA MENCIONAR ALGUNS MÉTODOS SECUNDÁRIOS MAS QUE SÃO ÚTEIS!

  • Modificar propriedades de objectos:
Considerando um objecto p1 (da publicação anterior) com a propriedade age = 17, é possível mudá-la para por exemplo 18 com o método simples seguinte:

p1.age = 18
  • Apagar propriedades de objectos:
Para apagar uma propriedade de um objecto é bastante simples, considerando o objeto utilizado anteriormente, se pretendermos, por exemplo, apagar a propriedade age, basta usar:

del p1.age
  • Apagar objectos:
Para eliminar um objecto criado através de uma qualquer classe, basta usar o comando del, parecido com o método usado acima; exemplificando:


del p1
  • Método 'pass':
Não podemos deixar uma classe vazia, senão o programa irá dar erro, assim se ainda não tivermos nenhumas definições e objectos naquela classe, basta usar o comando pass e já não irá ocorrer qualquer tipo de erro relacionado com aquela classe:


class Person:
  pass

Assim, a classe Person(pessoa), ainda não tem qualquer informação, mas é ignorada enquanto estiver o comando pass escrito!

Assim esta foi a última publicação sobre classes, uma das coisas mais importantes para se aprender em Python! Boa programação!



Referências:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.