Pesquisar aqui

domingo, 8 de março de 2020

Arduino - LEDs


Figura 1

LEDs


  Um LED ( Light-Emitting Diode, ou em português, Diodo emissor de luz) só funciona quando flui corrente elétrica no circuito a que está ligado. Algumas das grandes vantagens dos LEDs em relação a fontes de luz incandescentes é o seu menor consumo de energia, uma maior durabilidade da sua vida e o seu tamanho reduzido. A utilização dos LEDs está a crescer cada vez mais e a maior parte das fontes de luz elétricas que vemos no nosso dia a dia são LED. Na Figura 1 podemos ver o que está dentro de um LED.



O facto curioso dos LED é como é que estão tantos componentes dentro de um objeto pequeno. Isto acontece porque estes são fabricados microscopicamente. 
Figura 2
  Os LED só funcionam num sentido devido ao seu sistema que podemos ver na Figura 2, em que a corrente tem de passar primeiro no seu Ânodo e depois no Cátodo, caso contrário, o LED não acende.
  Um dos primeiros trabalhos que se pode fazer com o Arduino mas que não o utilizamos para programar mas sim para alimentar, é passar a corrente pelo LED na Breadboard. Podemos experimentar com um botão em que, quando o pressionamos, o circuito é fechado e existe passagem de corrente elétrica. 
  
Nas figuras 3 e 4, vemos os tipos de LEDs que estão incluídos no kit que encomendámos em que na Figura 3 é o vermelho, amarelo e azul e na Figura 4 é o LED RGB que possuí o Red (Vermelho), Green (Verde) e Blue (Azul) só num. Obrigado e até a uma próxima.





Figura 3
Figura 4

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.