Pesquisar aqui

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Avanços recentes da computação quântica apontam para um futuro mais brilhante

Enquanto 2021 foi apenas mais um ano na evolução em câmera lenta da computação quântica, um grupo de fornecedores lançou ofertas que prometem impulsionar a tecnologia em ambientes de TI de produção mais cedo ou mais tarde.

Aí está aquela palavra de novo: promessa. Nos últimos cinco anos, dinossauros de tecnologia e startups têm falado com confiança sobre as mudanças dramáticas que seus produtos quânticos trariam, mas os profissionais de TI corporativos ainda estão esperando. O que renovou a esperança recentemente é a introdução de produtos básicos que podem tornar a computação quântica um contribuidor mais prático e imediato para resolver problemas urgentes de TI nos próximos um ou dois anos.

No mês passado, a IBM lançou seu sistema quântico mais poderoso, de nome Eagle, com um processador de 127 qubit - o primeiro a quebrar a barreira dos 100 qubit. O sistema também contém novas tecnologias de embalagem e refrigeração de chips, incluindo uma nova plataforma criogênica, desenvolvida em conjunto com a criogenia Bluefors, que mantém as temperaturas baixas, resultando em melhor estabilidade do sistema.


Essas tecnologias servirão como blocos básicos para pelo menos os próximos dois sistemas quânticos da IBM: o Osprey de 433 qubit com vencimento no próximo ano e o Condor de 1.121 qubit previsto para 2023. A IBM espera ter esses sistemas com as novas tecnologias em funcionamento na IBM Thomas J. Watson Research Center em Yorktown Heights, NY, em 2023.

"O avanço tecnológico é que agora sabemos como adicionar mais qubits no caminho para ter máquinas suficientemente poderosas e rápidas o suficiente para resolver muitos problemas mais complexos", disse Bob Sutor, principal expoente quântico da IBM. "É um marco importante relacionado à escalabilidade."

Consultado a: 10\12\2021
https://searchdatacenter.techtarget.com/feature/Recent-quantum-computing-advances-point-to-brighter-future

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.