Pesquisar aqui

terça-feira, 8 de novembro de 2011

55% dos portugueses utilizam a internet

A taxa de penetração da Internet em Portugal continua a crescer e, neste momento, 55% dos cidadãos entre os 16 e os 74 anos, residentes no país, acedem à grande rede. Os dados são o Instituto Nacional de Estatística e mostram um crescimento médio anual da taxa de acesso à Internet de 13%, entre 2002 e 2011. No que diz respeito ao agregado doméstico 64% têm computador em casa e 58% têm acesso à Internet.

Dos que têm Internet a partir de suas casas, 98% dispõem de um acesso em banda larga. Este foi o indicador que mais evolui comparativamente a 2003, altura em que apresentava uma distância considerável face aos restantes indicadores em análise.

Nove anos depois situa-se praticamente ao mesmo nível do acesso à Internet em casa, tendo passado de 8% para 57% a proporção de agregados que acedem à Internet através de banda larga.

Por região, Lisboa e Açores apresentam proporções de agregados com acesso às TIC superiores à média do país, mas a região de Lisboa é aquela que apresenta uma maior distância face à referência nacional, quando 68% dos agregados dispõem de acesso à Internet e 67% têm ligação em banda larga.

Por tipo, destacam-se as ligações por cabo e a ligação móvel através de modem USB ou placas de acesso à Internet, apontadas por 43% destes agregados, e a ligação por DSL, referida por mais de um terço (35%) dos agregados com acesso à Internet em casa.

A proporção de homens que utiliza estas tecnologias continua a ser superior à das mulheres, quando 58% dos homens navega na Internet, face a 53% das mulheres.

Refira-se que um outro estudo recente também mostra diferenças entre géneros na utilização das tecnologias

Contudo, entre os dados do INE, os fatores mais distintivos da utilização destas tecnologias são a idade, o nível de ensino e a condição perante o trabalho.

Por escalão etário, a utilização destas tecnologias varia na razão inversa da idade, sendo sobretudo entre os indivíduos dos 16 aos 24 anos que se verifica um maior nível de utilização das TIC.

Entre os indivíduos com ensino superior, 95% utilizam, em igual proporção, computador e Internet e entre os que detêm qualificações ao nível do ensino secundário, o rácio é de 95% e 93%.

Ao nível da condição perante o trabalho, a utilização de computador e Internet é mais acentuada entre os estudantes e os empregados.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.