Pesquisar aqui

domingo, 6 de novembro de 2011

Mulheres usam Net menos do que os homens e mais para trabalho!!

"As mulheres utilizam menos a Internet do que os homens e fazem-no sobretudo para trabalho e conexão social, ao passo que os homens diversificam e passam mais tempo ao computador sobretudo para entretenimento e consumo de informação.


Estas conclusões constam de um estudo sobre "Questões de género na participação digital" da autoria do investigador José Azevedo, da Universidade do Porto, realizado no âmbito do Projeto Inclusão e Participação Digital e será apresentado hoje na Conferência "Diversidade Digital", que decorre na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. 
O inquérito foi administrado de forma direca por investigadores do projeto a indivíduos com mais de 15 anos que se encontravam em espaços da rede de Espaços Internet e em Centros de Emprego e Formação Profissional das áreas metropolitanas de Lisboa, Coimbra e Porto.
Foram realizados 893 inquéritos, dos quais 452 são indivíduos do sexo masculino e 441 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 15 e os 87 anos.
A investigação conclui que apesar da diminuição da desigualdade entre géneros na sociedade portuguesa, esta ainda persiste no acesso à Internet e outras tecnologias de informação e comunicação (TIC), sendo esta assimetria designada como "fosso digital".

O estudo conclui que o que continua a impedir que as mulheres participem mais intensamente, quer enquanto produtoras como utilizadoras de conteúdos, é o facto de o ambiente tecnológico ter ainda uma conotação masculinizada, por um lado, e o de a mulher ter menos tempo disponível para essa actividade, fruto da sua "dupla jornada" de trabalho (emprego/casa), por outro."

In Jornal de Notícias: tecnologia
à data de domingo, 06 de novembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.