Pesquisar aqui

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sapo apresenta panorâmica de Lisboa composta por 18 mil fotografias

"O Sapo disponibiliza a partir desta quinta-feira fotos panorâmicas de alta resolução, a maior das quais, tirada a partir do Castelo de São Jorge, em Lisboa, é composta por 18 mil fotografias.


Há 12 fotos de grande resolução no site do SapoAs fotografias vão estar disponíveis no site Sapo Panoramas – ao todo, são 12 fotos, onde o utilizador pode fazer zoom até níveis de imagem muito detalhados.

Para além de fotos de Lisboa (tiradas de sítios como o Castelo de São Jorge, a Ponte 25 de Abril e o Centro Cultural de Belém, entre outros), há fotografias captadas em Sagres, no Cabo da Roca e uma fotografia que foi tirada no Estádio de Alvalade, durante o jogo Sporting-Lazio.

As fotografias vão incluir elementos de interactividade e ligação a redes sociais: os utilizadores podem partilhar locais específicos captados nas fotos, assinalarem a sua presença ou a de amigos (através de tags) ou solicitarem a remoção de conteúdo que considerem impróprio.

A apresentação do projecto é feita hoje, na quinta edição do Sapo Codebits, um evento que inclui dezenas de palestras e um concurso de criação de projectos que envolve uma maratona de 48 horas de programação e desenvolvimento.

No Codebits, a foto panorâmica de Lisboa será exibida numa tela de 25 metros e, numa parceria com a Microsoft, poderá ser controlada através de gestos, usando uma adaptação do Kinect, o acessório daquela empresa para controlar jogos através de gestos na consola Xbox.

O objectivo do Panoramas, explica o director de tecnologia do Sapo, Celso Martinho, é documentar Portugal, “começando pelos pontos emblemáticos” e, no futuro, bater o recorde mundial para fotografias deste género.

A fotografia de Lisboa composta por 18 mil imagens totaliza 60 gigapixeis – um gigapixel tem 1000 vezes mais informação do que um megapixel; as câmaras fotográficas de telemóveis tipicamente oscilam entre os três e os 12 megapixeis.

Na Internet, estão disponíveis exemplos de imagens maiores do que as do Sapo. Há, por exemplo, uma
foto panorâmica de Londres com 80 gigapixeis e uma foto de Sevilha com 111 gigapixeis. A detentora do recorde do Guinness é uma imagem panorâmica de Shangai, feita a partir de 12 mil fotografias e com 272 gigapixeis.

O projecto do Sapo começou há cerca de cinco meses, com uma equipa (de fotógrafos a engenheiros) a rondar as 15 pessoas. As imagens foram captadas por um robô, colocado nos locais de captura por períodos normalmente de seis a 12 horas, durante as quais tirava milhares de fotografias. O processo de colagem das imagens para construir a panorâmica é parcialmente automatizado, mas é necessária intervenção humana para corrigir erros.

O Sapo aproveita ainda o Codebits para mostrar uma nova homepage e inaugurar uma loja de conteúdos, destinada a quem queira criar serviços e aplicações que usem conteúdos do portal, que vão de farmácias de serviço a meteorologia e notícias. Segundo Celso Martinho, será uma “loja self-service” em que será possível comprar conteúdos como quem compra aplicações móveis.

Notícia corrigida às 12h37: No nono parágrafo, corrige a palavra megapixeis por gigapixeis."

In Público online: tecnologia; notícia por João Pedro Pereira
à data de sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.