Pesquisar aqui

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Câmara fotográfica “revolucionária” Lytro Illum chega a Portugal em junho

É possivelmente a máquina fotográfica mais disruptiva dos últimos anos. Tanto no aspeto como no resultado final das fotografias que consegue reproduzir. Trata-se da Illum, o segundo modelo comercial da empresa Lytro, e que consegue captar aquilo a que se pode chamar de "fotografias vivas". 
                                

Clicando com o rato sobre determinados pontos da imagem a mesma foca automaticamente sobre esses pontos. Mas se o utilizadores clicar sobre a composição e mover o rato consegue criar um efeito tridimensional. 

O efeito só funciona da forma desejada se o utilizador explorar bem a profundidade nas composições. Mas se tiver “olho” para a arte pode conseguir resultados muito interessantes. 

Os resultados são conseguidos graças a uma tecnologia chamada Light Field que tenta “perceber” todos os raios de luz que são captados – a luz da composição passa por várias lentes, o que permite à câmara gravar a direção de cada raio de luz. Assim o sensor vai saber a posição e a distância a que cada elemento estava dos restantes, tecnologia que permite então re-focar, se for necessário, a fotografia depois de captada. 

A lente da Illum tem uma abertura constante de f/2.0 e atinge um zoom ótico que pode ampliar um elemento até oito vezes, o equivalente a um intervalo de distância focal 30-250 mm. A velocidade de obturação consegue chegar aos 1/4000 segundos. 

A máquina fotográfica tem ainda Wi-Fi integrado, uma entrada USB 3.0 e uma entrada para cartões SD. Na parte traseira da câmara há um ecrã de quatro polegadas ajustável. 

O equipamento vai chegar a Portugal em junho e terá um preço de 1.299 euros. A nível internacional a câmara tem recebido críticas mistas: enquanto há quem louve a inovação que a Illum introduz no mercado, mas a máquina em si acaba por ser limitada nos cenários de utilização e o preço também não é o mais convidativo para uma grande parte dos consumidores. 


                      



Veja o video: 




Para mais informações consulte o site: http://tek.sapo.pt/multimedia/camara_fotografica_revolucionaria_lytro_illum_1441962.html


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.