Pesquisar aqui

segunda-feira, 16 de maio de 2016

6 passos para escolher a máquina fotográfica perfeita para si

Encontrar a máquina fotográfica perfeita nem sempre será uma tarefa fácil. Existem diversos factores para ter em conta quando procuramos uma câmara fotográfica adaptada ao que queremos e necessitamos.

Aqui fica uma proposta de 6 passos para ajudar a encontrar a máquina que de facto precisa.

1. Iniciante ou profissional?

Antes de tudo devemos considerar os cenários onde vamos usar a máquina. Será que somos iniciantes ou já somos mais que isso e queremos algo mais profissional?
É importante esta introspecção porque sobre isso cairá a nossa escolha e o valor a investir.

2. Quanto quer gastar?

É importante saber o ponto anterior que definirá este. O valor irá diferir consoante as qualidades de cada máquina e consoante o uso que lhe será dado, isto é, uma máquina profissional, provavelmente custará muito mais que uma para iniciantes. o preço também tende a aumentar quando a qualidade aumenta, havendo por isso uma relação preço/qualidade.

3. A marca importa?

As marcas mais procuradas são a Canon e a Nikon, referências no mercado, mas ambas com serviços diferentes.

A Canon é conhecida por captar cores mais quentes e a Nikon por captar tons mais frios. Contudo, há outras marcas a ganhar destaque entre os amantes da fotografia, como a Sony, a Panasonic ou a Fujifilm.

4. Qual a melhor objectiva?

Este é outro tema muito interessante e onde cada fotógrafo tem uma opinião.
Para quem está a começar, contudo, há um processo de aprendizagem grande, até ter a sensibilidade do que pretende e, mais uma vez, de quanto quer gastar, pois marcas não faltam e cada uma tem a sua tabela de preços.
Por norma, as máquinas costumam estar à venda com uma objectiva de 18-55mm, ideal para fotografar objectos ou paisagens mais próximas, mas existem inúmeras opções. Uma das mais procuradas são as teleobjectivas que conseguem ir até aos 200/300mm; estas têm uma maior distância focal, e por isso, conseguem captar objectos mais distantes.

5. Que acessórios devo comprar?
Há uma quantidade quase infinita de acessórios que ajudam todo o processo de fotografar: desde as objectivas, já referidas, aos tripés, estojos, baterias, fios de ligação ao computador, cartões de memória, filtros, etc.

É importante perceber se a máquina que se quer comprar tem compatibilidade com diversos acessórios que possam ser necessários, e se existem de facto, acessórios no mercado para ela.

6. As análises são importantes?

Porque a opinião dos utilizadores do mesmo produto que se deseja comprar tem uma grande influência, é importante ler análises e ver vídeos e imagens capturadas pela máquina em questão antes de a comprar, de modo a perceber de que forma se materializa a sua qualidade.

Mas também não se deixe influenciar totalmente pelas análises dos amantes das marcas, até porque para eles a “sua marca” é a melhor, o que actualmente carece de muitas provas. Um facto é que as marcas mais “populares” nem sempre são as melhores.
camera-lens-KK-8

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.