Pesquisar aqui

sábado, 12 de novembro de 2016

Como corrigir Cor numa Fotografia

 A cor presente numa imagem é composta por apenas três cores: Azul, Verde e Vermelho (RGB). Desta forma, ao modificarmos o sistema RGB, este acaba por dar mais cor à fotografia (dependendo da componente que escolhermos modificar). Então e no caso de querermos retirar cor à nossa imagem?

 Neste caso é melhor usarmos o sistema CMYK (Ciano, Magente, Amarelo, Preto). Desta forma se a nossa imagem estiver com vermelho a mais, pelo sistema CMYK sabemos que ao adicionar ciano, isto diminuiria a quantidade de vermelho. Segue aqui um esquema explicativo deste sistema:


 Logo, a correcção de cor consiste no balanço da cor de uma imagem, procurando sempre criar uma uniformidade cromática. Isto é possível, no Photoshop, através da adjustment layer "Curves", que nos permite controlar os canais RGB da imagem, e, desta forma a sua cor. Isto pode também ser feito de forma automática recorrendo-se aos pontos mais brancos da imagem (junção de todas as cores) assim como os pontos mais pretos da imagem (ausência de cor).

 Para os mais interessados segue aqui um tutorial em vídeo bastante detalhado, feito pelo canal "Photoshop Training Channel", que explica o processo de correção cromática de uma imagem através do Photoshop:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.