Pesquisar aqui

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Photoshop para a voz ?


Adobe trabalha em 'Photoshop para voz' que permite editar o que é dito


A Adobe, empresa que cria diversos programas de edição de imagem e vídeo e conhecida pelo ser a criadora do editor de imagens Photoshop, anunciou que está a desenvolver uma nova tecnologia que permite que uma gravação de áudio, com voz, seja editada da mesma maneira que se edita um texto. Além de simplesmente cortar trechos do que foi dito, é possível trocar a ordem das palavras e até criar frases inteiramente novas - o programa é capaz de sintetizar a voz a partir de fonemas extraídos do resto da gravação.

A tecnologia, chamada de "VoCo" ("conversão de voz") foi demonstrada durante o evento "Adobe MAX 2016", na sexta-feira 4 Nov. de 2016. Na demonstração, o programador Zeyu Jin, da Adobe, alterou uma gravação em que o ator Michael Key dizia "eu beijei a minha mulher e os cães" para "eu beijei Jordan (Peele, o ator que estava no palco) três vezes". A parte "inventada" da frase foi sintetizada a partir do resto da gravação e toda a edição resultou num texto.

A voz não fica perfeita e há claramente sinais de que foi construída através de um computador, mas a simplicidade da operação impressionou o público. Há risco de que o recurso possa ser utilizado para forjar gravações ou burlar sistemas de segurança.




Zeyu Jin demonstra "VoCo" no Adobe Max. 



Jin explicou depois da apresentação que a Adobe já está a considerar os impactos da tecnologia, adicionando "marcas d'água" no áudio que permitem identificar quando um áudio foi manipulado pelo recurso. "Conforme temos resultados melhores, deixando (a voz) quase indistinguível da verdadeira, nós desejamos que a edição seja detectável", explicou.

Uma limitação é que o VoCo precisa de analisar cerca de 20 minutos de gravação para ter qualidade na geração dos fonemas das palavras que forem adicionadas.

O VoCo ainda é um protótipo e não há previsão oficial de quando é que o recurso será adicionado aos programas da Adobe. É possível que ele venha a fazer parte do Adobe Audition, o editor de áudio da coleção "Creative Suite". Dada a natureza da tecnologia, é improvável que ela funcione da mesma forma em todos os idiomas, o que significa que o suporte ao português pode demorar ainda mais.


Fonte:

http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/adobe-trabalha-em-photoshop-para-voz-que-permite-editar-o-que-e-dito.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.