Pesquisar aqui

sábado, 4 de fevereiro de 2017

As boas práticas da programação em WebDesign

 O ato de programar é semelhante ao ato de escrever um livro, na medida em que, em ambos através de uma linguagem geram resultados: num livro há uma mudança do estado do leitor, e, na programação uma mudança do que estejamos a programar (uma página web por exemplo).

 Como tal, tal como um escritor deve procurar respeitar um conjunto de normas ao escrever um livro (gramática, capa, índice...) assim também o deve fazer um programador. Mas quais são as boas práticas da programação.

  Um programador deve ter sempre em atenção a organização do seu projeto. Desta forma, deve criar uma pasta para o armazenamento de todos os ficheiros que o compunham (imagens, ficheiros em HTML ou CSS, vídeo...). Para além disso, deve criar dentro dessa pasta, várias subpastas para o armazenamento de ficheiros que não sejam HTML, dando-lhes nomes ilustrativos.


  Para além disso, tal como num livro científico se dá o nome à página inicial de Índice, à primeira página de um site deve-se sempre dar o nome de "index.html" (índice em português), pois é esta a página que vai ligar todas as componentes do nosso Website. Outra norma muito importante é a resolução das imagens que usamos, a qual não deve ter mais de 1200 pixeis na sua maior componente.

 Ao se programar deve-se também ter em atenção os nomes que damos aos ficheiros que integram o nosso código, evitando ao máximo o uso de caracteres maiúsculos, de acentos e de cedilhas,

 Por fim, ao escrevermos "código" devemos não só indentar, ou seja, procurar alinhar elementos "irmãos" e adicionar alguns espaços com a tecla tab (4 espaços definidos como padrão) de forma a organizar alguns elementos "filhos" , assim como adicionar alguns comentários ao longo do código. Em CSS, adicionamos comentários através da seguinte tag: /*..*/, enquanto que em HTML se adiciona comentários através da seguinte tag: <!--...-->. Um software que permite indentar automaticamente o nosso código é o seguinte: http://jsbeautifier.org/

 E são estas as principais normas que qualquer programador deve adotar de forma a melhorar a sua programação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.