Pesquisar aqui

sábado, 18 de março de 2017

Expressões em JavaScript

Uma expressão, em JavaScript, é qualquer unidade de código (válida) que resulte num valor, podendo ele ser numérico, booleano ou uma mera cadeira de caracteres. Ou seja, ao fim e ao cabo, uma expressão é um código que resulta em valores.


 Existem 3 grandes tipos de expressões: numéricas, booleanas e de cadeias de caracteres, primárias.
 Expressões numéricas, utilizam normalmente operadores aritmétricos (de soma, subtração, divisão...) e resultam em valores numéricos. Um exemplo de uma expressão numérica é o seguinte: "celsius * 1,8 + 32", que nos permite converter graus celsius em fahrenheit, resultando num valor numérico.


 Para além disso temos expressões booleanas que recorrem a operadores lógicos (&&, || ...) ou de comparação (>,<, == ...) e resultam em valores booleanos, ou seja, em true ou em false. Um exemplo de uma expressão deste tipo é o seguinte: "idade>=18", e que nos indicará se podemos ou não conduzir um carro, ou seja, se a nossa idade for menor que 18, a expressão retornará false, indicando que não o podemos fazer, mas, caso a nossa idade seja pelo menos 18 anos, esta retornará true, dizendo-nos que podemos conduzir.


 Por fim, temos as expressões de cadeias de caracteres que recorrem a operadores de cadeias ("+"), essencialmente igual ao operador aritmético que permite somar dois valores, e que resulta numa nova cadeia de caracteres, que representa a concatenação de todas as cadeias presentes na expressão. Um exemplo deste tipo de cadeias é o seguinte: " 'Olá ' + 'Mundo!' ", que resultará na cadeia concatenada "Olá Mundo!".


 Para mais informações sobre expressões em JavaScript, incluindo mais dois tipos de expressão que recorrem ao DOM (Document Object Model), segue aqui um artigo publicado pela Mozilla: 

https://www.safaribooksonline.com/library/view/head-first-javascript/9781449340124/ch01.html (capítulo entitulado de "Express yourself", consultado a 18/03/2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.