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domingo, 24 de março de 2019

Aplicações da Realidade Aumentada


Aplicações da Realidade Aumentada


A realidade aumentada (Augmented Reality) consiste essencialmente em colocar elementos digitais de
informação (3D ou não) que podem interagir com o utilizador, em contextos reais. Para que isso aconteça, a
realidade tem que ser interpretada por sensores (normalmente câmaras óticas, juntamente com GPS,
acelerómetros, etc) de modo a conseguir colocar/sobrepor os conteúdos digitais na realidade física.
As aplicações são inúmeras e listamos apenas algumas:
- Jogos – O Pokémon Go é apenas um dos exemplos mais conhecidos
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- Manutenção – explicar como reparar ou substituir peças
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- Retalho – "wear before you buy" virtual (óculos, roupas, sapatos, etc), mostra mobiliário nas casas a
partir de catálogos (ver o exemplo do IKEA).
Resultado de imagem para realidade aumentada exemplos
- Formação e educação – tanto a nível escolar como a nível profissional
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- Turismo – com guias virtuais em museus ou cidades

- Arquitetura e construção – mostra os edifícios antes de estarem acabados ou mobilados, permitindo uma visualização mais detalhada.
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- Medicina – permite, em particular nas cirurgias, uma visão mais clara das situações
- Publicidade e marketing – campanhas que envolvam RA aplicada a produtos ou campanhas.
- Situações profissionais – como a realização de encontros virtuais (via avatares) de pessoas que não estão no mesmo sítio
- Aplicações militares – quer no comando, quer em veículos ou no terreno
Uma das interfaces usadas são óculos especiais (ou mesmo capacetes) que projetam as imagens nas lentes e
permitem mais facilmente contextualizar a ação. Sem óculos especiais (googles), podem ser usadas
aplicações em telemóveis ou tablets.
A aplicação do conceito de realidade aumentada (ou melhorada) ainda está na sua infância, embora o
conceito já é aplicado há várias décadas em áreas especificas (como os HUD dos aviões de caça).
Caminhamos para a RA ser muito mais aplicada e ser mais comum.


Referências:




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